Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > O Projecto Urbano entre a estrategia e a construcao da cidade. Projectar a Cidade a partir de um so instrumento de projecto.

O Projecto Urbano entre a estrategia e a construcao da cidade. Projectar a Cidade a partir de um so instrumento de projecto.

Título
O Projecto Urbano entre a estrategia e a construcao da cidade. Projectar a Cidade a partir de um so instrumento de projecto.
Tipo
Tese
Ano
1998
Autores
Rui Afonso
(Orientador Técnico)
FAUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Classificação Científica
FOS: Humanidades > Artes
CORDIS: Humanidades > Artes
Outras Informações
Resumo (PT): O objectivo central da tese visa o exercício da planeamento urbano através do Projecto Urbano. CAPÍTULO I Para uma intervenção no espaço urbano, são necessários enquadramentos conceptuais e físicos geograficamente mais alargados (como a metapolis; Ascher, 95). Estas novas “constelações” geográficas, interdisciplinares, integram uma maior complexidade estrutural e cultural do território (Secchi, 86). CAPÍTULO II Tomando consciência de que: a produção do espaço urbano corresponde a um processo global, interactivo e colectivo (metropolitano); a cidade está em permanente construção e é necessário organizar o “estaleiro”; a forma urbana é o resultado de uma cultura aplicada, não especializada; as componentes estratégicas e da gestão ganharam um papel fundamental na administração do território; podemos, então, definir os princípios do projecto urbano. A outro nível, a pertinência do Projecto Urbano, no recentrar das atenções sobre a intervenção na “cidade existente” (Portas, 84), pode tirar partido de “oportunidades não previstas” (Busquets, 91;Portas, 91), e actuar de forma estratégico-operativa (Mazza, 95; Falludi, 95). CAPÍTULO III Aqui, o projecto urbano encontra, frequentemente, contextos de forte proximidade com a cidade tradicional (ou consolidada), no qual, pode experimentar eficazmente a problemática da integração urbana e das especiais dicotomias, novo/velho, continuidade/ruptura, publico/privado e flexibilidade/rigidez.
Abstract (EN): The thesis central proposal, sights for the urban planning exercise through the Urban Project.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Contacto: lviegas@arq.up.pt
Nº de páginas: 200
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-10-31 às 08:13:23 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais