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Investigadores de Pós-doutoramento


Biblioteca

A Faculdade de Letras da Universidade do Porto consignou, como um dos objetivos estratégicos da sua política científica, a valorização da articulação investigação-ensino como dimensão fundamental da vocação universitária e da sua correspondente dimensão e projeção social. Acolhe por isso investigadores que pretendam desenvolver um projeto de investigação de pós-doutoramento num dos seus nove Departamentos e oito Centros de Investigação.

O Serviço de Relações Internacionais da Faculdade de Letras trata da formalização do registo, pelo que o investigador deve em primeiro lugar contactar o respetivo Departamento/Centro de I&D para que seja indicado um docente relacionado com a área de pesquisa. Deverá obter uma carta de aceitação formal por parte do Departamento/Centro de I&D, assim como do docente/investigador que o irá supervisionar, para oficializar a inscrição em pós-doutoramento.

Informações úteis

  • O projeto de pós-doutoramento deverá ter duração igual ou superior a seis meses;
  • A admissão para projeto de investigação pós-doutoramento é feita a título individual e pode ser efetuada em qualquer época do ano;
  • Quando aplicável, os investigadores de pós-doutoramento não residentes em Portugal deverão, no ato de inscrição, apresentar um visto de adequando à sua permanência em Portugal;
  • Ao investigador de pós-doutoramento é concedido, na medida das dos recursos disponíveis, o direito de usar os espaços e os recursos de investigação da FLUP ou estrutura de Investigação a que ficará afeto;
  • Os investigadores de pós-doutoramento são incentivados a assistir aos seminários e conferências organizadas pela FLUP e os seus centros de I&D, assim como apresentar os seus trabalhos de investigação;
  • Até três meses após a data de término da inscrição como investigador de pós-doutoramento, o investigador deve apresentar um relatório das atividades realizadas;
  • Após a entrega do relatório, o investigador de pós-doutoramento terá um certificado de pós-doutoramento emitido pela FLUP;
  • A FLUP não disponibiliza financiamento aos investigadores de pós-doutoramento, pelo que todas as despesas de viagem e alojamento terão de ser financiadas pelo investigador.
Durante a sua estadia na FLUP, o investigador de pós-doutoramento terá direito a:
  • Um cartão de identificação;
  • Acesso a bibliotecas e centros de documentação da U.Porto e respetivos recursos informacionais;
  • Acesso à rede wi-fi nos seus dispositivos pessoais nos espaços da Universidade do Porto.

Regulamento da UPORTO

Pode consultar o Regulamento de Programas de Pós-Doutoramento da Universidade do Porto, que rege a investigação de pós-doutoramento na Universidade do Porto, aprovado por Despacho Reitoral N.º GR.01/12/2016.

Instrução do processo

Requerimento Inscrição Pós-doutoramento dirigido à Direção da FLUP, mencionando os seguintes dados:
  • Nome completo
  • Elementos de identificação pessoal e contactos (endereço postal e eletrónico)
  • Título do trabalho de investigação
  • Período de realização (dia/mês/ano de início; dia/mês/ano de conclusão)
  • Nome do(a) orientador(a) da FLUP
  • Indicação do n.º de Bolseiro, caso seja bolseiro da FCT ou de outra entidade (incluindo entidades estrangeiras) 

Outros Documentos:

  • Certificado de Doutoramento (documento digitalizado);
  • Curriculum Vitae atualizado;
  • Projeto de investigação, com as datas de realização e cronograma das atividades a desenvolver;
  • Declaração de apoio do um(a) docente/investigador(a) da FLUP;
  • Declaração de apoio da Direção do Departamento/Centro de Investigação (FLUP) associado;
  • Formulário Dados Pessoais, que deve ser preenchido e assinado*;
  • Seguro de saúde (por exemplo, CESD, no caso de cidadãos de países da UE; PB4, no caso do Brasil; seguro de saúde privado, no caso de outros países, seguro de viagem, com as coberturas adequadas, etc.);
  • Número de Identificação Fiscal (NIF) português para efeitos de contratualização do seguro institucional de acidentes pessoais no local de trabalho*.  

*Nota sobre Documentos de Identificação:
Não é obrigatório o envio de documentos de identificação. Devem ser apresentados à chegada, para verificação presencial dos dados pessoais inseridos no formulário de autorização de uso de dados pessoais, referido na lista acima:

- Investigadores de nacionalidade portuguesa: Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte;
- Investigadores estrangeiros: Passaporte com validade de pelo menos 6 meses à data de partida do país de origem e Cartão de Contribuinte; 

Taxa única

A inscrição como investigador de pós-doutoramento na FLUP obriga ao pagamento de uma taxa única, e já inclui o seguro de acidentes pessoais, em conformidade com o Despacho Dir 14.06.12.2019 - Taxa Investigadores Pós-Doutoramento.

Taxa a pagar:
-
6 meses a 1 ano: 350 Euros
- Superior a 1 ano: 600 Euros

A taxa de inscrição em pós-doutoramento não é reembolsável, em caso de suspensão ou desistência do programa de investigação. e já inclui o seguro de acidentes pessoais. 

Seguro de acidentes pessoais

  • Os docentes e investigadores visitantes usufuirão de um seguro de acidentes pessoais válido para o período de permanência na FLUP;
  • É necessário solicitar o número de Identificação Fiscal (NIF) português para efeitos de contratualização do seguro institucional de acidentes pessoais no local de trabalho. Os investigadores(as) de nacionalidade estrangeira poderão obter o seu NIF após a chegada a Portugal, sendo o seguro de acidentes pessoais contratualizado pela FLUP imediatamente a seguir. 

    Caso queira pedir um agendamento antecipadamente para pedir o NIF por favor contacte o seguinte nº: +351 217 206 707. Poderá também aceder a mais informação aqui: https://sitfiscal.portaldasfinancas.gov.pt/ebalcao/home.

     



Para mais informações, por favor, contacte-nos por email: posdocs@letras.up.pt.


Serviço de Relações Internacionais | sri@letras.up.pt
Sala G SRI (Ao lado do Anfiteatro Nobre, piso 1 - por cima da Biblioteca) | Tel: +351 226 077 140 (ext. 3068)
Horário: 09h00 – 13h00 | 14h00 – 17h30 | Agendar um atendimento

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