Mentoria Interpares da FLUP
O programa de mentoria interpares da FLUP, InFLUP, está integrado no Programa Transversal de Mentoria Interpares da Universidade do Porto. A Universidade do Porto reconhece a importância e as potencialidades das relações entre os novos e as novas estudantes da Universidade e os seus pares para promover a qualidade da sua integração e um convívio saudável. Por isso, este Programa visa oferecer a esses e a essas estudantes a possibilidade de poderem contar com a disponibilidade voluntária de colegas que frequentam a FLUP há mais tempo para acompanhar o seu processo de inclusão. Este processo tem contribuído para estimular práticas salutares e democráticas de vivência no ensino superior, num trabalho próximo de construção de redes e de relações solidárias.
Missão:
- contribuir para o acolhimento, o acompanhamento, a integração plena e digna de novos e novas estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), mitigando as dificuldades decorrentes das mudanças geográficas, escolares, pessoais e culturais;
- criar e desenvolver relações interpares solidárias com estudantes (nacionais e internacionais) que frequentam, pela primeira vez, qualquer ciclo de estudos da FLUP e que queiram, voluntariamente, participar no programa de mentoria;
- respeitar os princípios de responsabilidade e ética inerentes às suas funções, em conformidade com os Princípios Orientadores do Programa Transversal de Mentoria Interpares da Universidade do Porto.
Quem pode ser mentor/a?
Estudantes (nacionais e internacionais) a frequentar os diferentes ciclos de estudos da Universidade do Porto há pelo menos um ano e que, voluntariamente e sem qualquer tipo de remuneração, decidem participar no Programa de Mentoria da FLUP.
Benefícios:
- desenvolvimento de competências transversais e sociais;
inserção em processos colaborativos e solidários de formação e de intercâmbio cultural;
- integração num programa institucional de acolhimento e integração social e académica de todos os novos estudantes (nacionais e internacionais);
- inscrição no Suplemento ao Diploma da participação na Mentoria, desde que preenchidos os requisitos necessários ao reconhecimento da atividade como mentor, em conformidade com o estipulado nos Princípios Orientadores do Programa de Mentoria.
Quem pode ser mentorado/a?
Estudantes (nacionais e internacionais) que frequentam pela primeira vez qualquer ciclo de estudos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e que, voluntariamente, o decidam integrar, respeitando os seus Princípios Orientadores.
Vantagens de ter mentor/a:
- usufruir de uma boa receção e integração académica realizada por um/a mentor/a;
- contar com a disponibilidade voluntária de colegas que frequentam a FLUP há mais tempo para acompanhar o seu processo de inclusão, através de práticas salutares e democráticas de vivência no ensino superior, com base em redes e relações solidárias;
- participar nas atividades organizadas no âmbito da mentoria;
- ter acesso a todas as plataformas de comunicação e redes sociais, criadas no âmbito do programa de mentoria, de apoio à integração académica.
Comissão Transversal de Mentores
Afonso da Cunha | Beatriz Barra | Beatriz Moreira | Rui Moreira