Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Notícias > Exposição de escultura RELIGARE, de Dinis Ribeiro

Exposição de escultura RELIGARE, de Dinis Ribeiro

Patente na FLUP até ao mês de setembro

“Religare”, do escultor Dinis Ribeiro, é uma exposição de arte Pública com seis núcleos expositivos que se constituem como elementos estruturais das unidades de conhecimento da história da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Esculpir pedra em formas antropomórficas e moldar ferro em geometrias que evidenciam gramáticas de pensamento, constituem as propostas de investigação escultórica que sustentam o projecto “Religare”, em núcleos de diálogo do Homem com a rede singular que o enforma e com as redes sociais que sustentam o viver existencial para além de si.

Numa expressão escultórica que assume a conceptualização da condição humana como epicentro do impulso criativo, Dinis Ribeiro, em linhas vazadas que se religam com a arquitectónica envolvente ou a paisagem natural que as amplia ou as condiciona, modela sínteses de articulação comunicativa que revitalizam práticas de inteligibilidade que se desenrolam em dialéticas de espaço público e ou de espaço privado.

A arte pública assume a condição de dizer o não dito, de desocultar o não especialmente visto, sugerindo camadas de leitura interpretativa que ultrapassam a dimensão do que nasce no impulso primário da criatividade artística. Há como que uma ressonância multiforme da intenção artística do espírito criador na dimensão contemplativa do observador.

Dinis Ribeiro inaugura em “Religare” atitude radical, propositadamente revolucionária (?), de ampliar a Arte que modelou até hoje, fazendo deste tempo novo expressão segura de uma poesia escultórica que anseia traduzir o imanente absoluto do Ser: uma procura na escuta do inaudível, um encontro no lugar da utopia. Possibilidades eventuais de alcançar em silêncios e imagens/formas de contemplação.

Delfim Sousa
curador

A exposição estará patente na FLUP até setembro.
Entrada Livre!

Exposição Inauguração da Exposição de escultura RELIGARE, de Dinis Ribeiro
Fotos da sessão inaugural - 17 de maio, 2019

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-23 às 06:30:39 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais