Você está em: Início > Notícias > Provas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Ensino Superior dos Maiores de 23 anos

Licenciaturas 2019/2020 (2 a 21 de maio de 2019)

Apresentação

1. Apenas podem inscrever-se para realização das provas os indivíduos que completem 23 anos até ao dia 31 de Dezembro do ano que antecede a respetiva realização. Consultar regulamento
  2. A inscrição para a realização da(s) prova(s) é apresentada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
  3. O candidato pode submeter mais do que um processo de candidatura.
Para mais informações consultar o portal do Serviço de Gestão Académica.

Candidaturas

O processo de candidatura é instruído com os seguintes elementos:
  1. Boletim de inscrição devidamente preenchido;
  2. Currículo escolar e profissional, segundo o modelo CV Europeu;
  3. Fotocópia simples de documentos que o candidato considere relevantes para demonstrar a sua formação e experiência profissional.

Processo de Avaliação

O processo de avaliação da capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos na Universidade do Porto integra três componentes, realizadas por esta ordem:
  1. Prova ou provas referidas na alínea c) do nº1 do artigo 5º do Decreto-Lei nº 64/2006 de 21 de março. A falta à(s) prova(s) só será justificada mediante apresentação de atestado médico ou comprovativo de morte de familiar em primeiro grau;
  2. Apreciação do currículo escolar e profissional do candidato;
  3. Avaliação das motivações do candidato através da realização de uma entrevista;
  4. A falta, desistência, fraude ou obtenção de classificação inferior a 7 valores em 20 na(s) prova(s) referida(s) na alínea c) do nº 1 do artigo 5º do Decreto-Lei nº 64/2006 de 21 de março, têm carácter eliminatório do processo de avaliação, pelo que o candidato fica excluído da entrevista.

Cursos e provas

A(s) prova(s) teórica(s) e/ou prática incidem sobre temas das áreas científicas do curso a que o candidato concorre.

Constituição do júri

O Júri é composto por três membros, sendo obrigatoriamente presidido pelo Presidente do Conselho Científico. Ao Júri compete a organização do processo de seleção e em especial:
  1. a elaboração da prova escrita;
  2. a realização das entrevistas;
  3. a elaboração da lista final de graduação.

Calendarização / processo de candidatura

No ano letivo corrente de 2019/2020, o calendário do processo de candidatura e das provas será o seguinte:
  • Anúncio público da abertura do processo de candidatura - dia 26 de abril de 2019.
  • Inscrição em prova(s) na Faculdade de Letras da UP de 2 a 21 de maio de 2019.
  • A candidatura, impresso, bem como toda a documentação deverá ser entregue no Serviço de Gestão Académica (1º piso).
  • Afixação da Lista de Candidatos - 31 de maio de 2019.
  • Realização das Provas - dias 03 a 07 de junho de 2019.
  • Realização das entrevistas - 25 de junho a 1 de julho de 2019.
  • Afixação das pautas com os resultados e colocação dos candidatos - 05 de julho de 2019.

Taxas

inscrição: 30 Euros
reapreciação da classificação obtida: 80 Euros

Informações úteis