Você está em: Início > Notícias > [Call for Papers] Colóquio «Agostinho Neto e os Prémio Camões Africanos»

[Call for Papers] Colóquio «Agostinho Neto e os Prémio Camões Africanos»

Data limite de envio das propostas: 14 de junho

Colóquio «Agostinho Neto e os Prémio Camões Africanos»
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
9 e 10 de setembro de 2019
CITCEM / IF / CEAUP
Com o apoio da Fundação Dr. António Agostinho Neto

Por razões que não são fáceis de entender, as literaturas africanas de língua portuguesa parecem ter perdido nas últimas décadas a atenção e o entusiasmo que se seguiu à independência dos países em causa. Se é verdade que autores como Mia Couto, Pepetela, Manuel Rui, Ondjaki ou Agualusa são muito lidos e estudados, não é menos verdade que há um quase silêncio a pesar sobre muitos outros de idêntica qualidade, sobretudo os menos contemporâneos. É esse um dos motivos que justifica este colóquio, que visa cruzar literatura e pensamento e que terá lugar na mesma cidade onde houve há 30 anos uma iniciativa semelhante, sob o título A Voz Igual.

Para além desse objetivo geral de debater as literaturas africanas em português, este colóquio pretende assinalar o 40.º aniversário da morte de Agostinho Neto (1922-1979), um dos primeiros poetas desse espaço a obter uma circulação nacional e internacional de grande dimensão (como o atestam as traduções da sua obra). Por outro lado, pretende-se também chamar a atenção para os seis escritores africanos a quem, ao longo das trinta edições já decorridas, foi atribuído o Prémio Camões: José Craveirinha (1991), Pepetela (1997), José Luandino Vieira (2006), Arménio Vieira (2009), Mia Couto (2013) e Germano Almeida (2018).

Para isso, contaremos com a presença de elementos da Fundação Dr. António Agostinho Neto, de alguns dos escritores galardoados com o Camões e com ensaístas e investigadores de diversos países cujo trabalho incide sobre os autores e temas em causa.

Abrimos também uma chamada de comunicações, pedindo aos interessados que enviem, até 14 de junho, para ftopa@letras.up.pt ou mcnatario@gmail.com, um resumo da sua proposta (max. 500 palavras), acompanhado de um CV (max. 200 palavras).

Comissão Organizadora
Celeste Natário
Francisco Topa

+ info: http://www.citcem.org/evento/286