Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Notícias > XIV Jornadas Internacionais "Grandes Problemáticas do Espaço Europeu"

XIV Jornadas Internacionais "Grandes Problemáticas do Espaço Europeu"

24 a 26 de maio | 8h30 | Anfiteatro 2

[NOTA: INSCRIÇÕES ENCERRAM DIA 17 DE MAIO]


cartazPT

Num mundo em ebulição, problemático, persistem mosaicos territoriais dinâmicos e multifacetados, como o Europeu. Na realidade, as potencialidades aí existentes sustentam estratégias que possibilitam um progressivo desenvolvimento, inteligente e inclusivo, superando tendencialmente a prevalência da vertente económica e dos interesses estratégicos e comerciais. De facto, institucionalizam-se outras abordagens como a ambiental e a sociocultural, valorizando-se a preservação das paisagens ou o património e numa ótica cada vez mais conjugada com a revitalização dos quadros sociais.

Este último parâmetro, porém, necessita de ser mais explorado, já que se intensificam os fluxos migratórios e se avolumam as desigualdades, enquanto se reacendem antagonismos de caráter diverso. Urge, pois, incrementar a solidariedade e a responsabilidade, realçando a matriz social nas estratégias políticas, públicas e privadas. Por outro lado, há também que implementar convergências e intensificar renegociações de conflitos bélicos, já que estão na base dos contínuos fluxos demográficos, até porque, após acesas rejeições, estes contingentes começam a ser encarados também como oportunidades de um rejuvenescimento estrutural da população europeia.

Por seu turno, é também inquestionável a progressiva degradação ambiental, assistindo-se à destruição de cenários que constituem o sustentáculo da vida humana, ao sofrerem uma progressiva mutação/destruição, como reflexo das alterações climáticas e da intervenção humana. Esta problemática tem sido abordada a diferentes escalas, pois a sustentabilidade destes ecossistemas, das culturas e tradições, do distintivo, iniciando-se no âmbito local e continuando no espaço europeu até se atingir o nível global. Tal desiderato, todavia, implica a convergência das políticas mundiais e o privilegiar das estratégias ambientais e sociais.

Há, pois, que encarar estas problemáticas, mas numa perspetiva indissociável de um desenvolvimento responsável, equilibrado, num invólucro que facilite a preservação da diversidade ecológica, económica, cultural, religiosa e política. Tal deve florescer num quadro inovador, valorizando, por exemplo, uma economia circular ou uma bioeconomia, enquanto se apoia em meios digitais, e no aumento da literacia e da formação. Neste contexto, é possível aumentar também a eficiência dos recursos endógenos, sobretudo quando se aposta num desenvolvimento sustentável, inclusivo, inovador e inteligente, ou seja, na coesão territorial

Enquanto este objetivo não se atinge, há que continuar a refletir sobre estes temas, sem ignorar a sua complexidade e diversidade, correlacionando o espaço europeu com outros espaços, como os lusófonos, com realce para o brasileiro, com o qual se sucedem os projetos catalisadores comuns. Assim, através das XIV Jornadas Internacionais sobre “Grandes Problemáticas do Espaço Europeu”, prossegue-se nesta senda, abordando distintas mas incisivas problemáticas, sempre em contexto multidisciplinar e interuniversitário, participando neste objetivo instituições de diversos países que concretizam releituras das dinâmicas locais, regionais, nacionais e mundiais.

Nota: As XIV Jornadas Internacionais sobre Grandes Problemáticas do Espaço Europeu são creditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), com 1 crédito (Registo nº CCPFC/ACC—103536/19), tendo como destinatários os Professores do Grupo 200 do 2.º Ciclo do Ensino Básico e do Grupo 420 dos Ensinos Básico (3.º Ciclo) e Secundário.

PROGRAMA

Os melhores textos propostos serão considerados para a edição de um E-Book, que ficará indexado no Google Scholar, no Repositório UP, no RCAAP, no DRIVER e na BASE (Bielefeld Academic Search Engine).



Inscrições (obrigatório para todos os participantes):
1.ª fase - até 12 de maio, 2019 (prazo alargado)
2.ª fase - de 13 a 20 de maio, 2019
[NOTA: INSCRIÇÕES ENCERRAM DIA 17 DE MAIO]

Ficha de Inscrição

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-23 às 14:26:25 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais