Você está em: Início > Notícias > XVIII Semana de História da Arte | Casas-Museu

XVIII Semana de História da Arte | Casas-Museu

5 a 9 de novembro | 9h15 | Sala de Reuniões 1

cartaz

I. Casas-Museu foi o tema escolhido para ser tratado nesta XVIII Semana de História da Arte (SHA). Pareceu-nos importante fazer-se nesta SHA uma reflexão sobre diferentes aspetos e problemáticas, tais como:
- O que é uma Casa-Museu?
- Que interesse histórico, artístico e patrimonial têm as suas arquiteturas?
- Qual é o lugar e o papel do(s) colecionador(es) e dos instituidor(es) nas Casas-Museu? Como é que se continuam, projetam e ampliam as ações de filantropia cultural e social do(s) colecionador(es)?
- Quais são os regimes jurídicos e as tutelas das Casas-Museu? Quais são os seus modelos de financiamento e de gestão?
- Que coleções (e memórias) alberga cada Casa-Museu e como é que as estuda, as organiza e as expõe?
- Que papel social, cultural e pedagógico desenvolvem?

São estas, entre outras, as questões que propomos para os debates na XVIII SHA. É por isso que muito agradecemos a todas(os) as(os) que aceitaram, generosamente, vir partilhar com os nossos estudantes e connosco, conhecimentos, experiências, dúvidas e, até mesmo, perplexidades.

II. A XVIII Semana de História da Arte terá lugar em espaços da FLUP entre 5 e 9 de novembro de 2018. O objetivo é produzir e apresentar um fórum de debate de temas transdisciplinares que dizem respeito e interessam às diferentes áreas científicas, campos operativos e metodologias de trabalho, assim como às formações académicas e competências profissionais dos Licenciados, Mestres e Doutores em Arqueologia, História da Arte e Museologia (I, II e III ciclos dos cursos do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da FLUP).

III. A Semana de História da Arte é uma realização anual em que docentes e estudantes de História da Arte do DCTP/FLUP desenham e organizam um conjunto de ações que ambicionam ser:
- um lugar de encontro dos estudantes dos diferentes anos do I ciclo (Licenciatura em História da Arte) e do II ciclo (Mestrado em História, Património e Cultura Visual) da nossa faculdade;
- um contributo formativo para os estudantes em História da Arte pela apresentação, debate e tratamento de temas que muito nos interessam, mas que não podem ser tratados, de forma tão aberta, tão concorrida e/ou tão aprofundada, nas aulas das UCs do I e do II ciclos em História da Arte;
- uma demonstração dos perfis e das competências profissionais resultantes das formações dadas pelos I e II ciclos dos cursos em História da Arte da FLUP que, através da SHA, se oferecem quer à comunidade académica quer à sociedade.

Copyright 1996-2018 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-11-18 às 16:58:17 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais