Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Notícias > 10º RDV de la Critique "Le Toucher. Prospections médicales littéraires et artistiques"

10º RDV de la Critique "Le Toucher. Prospections médicales littéraires et artistiques"

8 e 9 de outubro | 9h00 | Sala de Reuniões 1

Terá lugar na FLUP a 8 e 9 de outubro 2018 o 10º RDV de la Critique subordinado nesta edição à temática de O Tocar. Prospeções médicas, literárias e artísticas” organizado pelos docentes e investigadores Maria de Jesus Cabral (FLUL), José Domingues de Almeida (FLUP) e João Domingues (FLUC) no âmbito da APEF (Associação Portuguesa de Estudos Franceses), em colaboração com o Projeto Humanidades Médicas da FLUL.

Este evento, que contará com a presença de vários especialistas nacionais e internacionais nas áreas da Medicina Narrativa e das Humanidades Médicas, propõe-se questionar o tema do tocar/toque no cruzamento da literatura e das artes com a medicina, e equacioná-lo de um ponto de vista histórico, simbólico e social, nas dimensões física (o aspeto kinestésico) e comunicável a outrem (aspeto kinésico).

Se a questão do tocar sempre interpelou as formas e as práticas, ela encontra-se hoje reavivada no contexto de uma sociedade digital que reconfigura as noções de relação, de contacto, de sensação e de experiência.
Significativo nas artes vivas que conferem ao corpo um lugar primordial, o tocar está igualmente associado ao domínio de uma técnica biomédica, clínica e relacional sobre a qual nos devemos debruçar.

A entrada é livre.

Le Toucher - Programme définitif
Colloque Interdisciplinaire « Le Toucher, prospections médicales, artistiques et littéraires »| Livre de résumés


cartaz


Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-11-19 às 14:08:07 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais