Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Notícias > Seminários em Pré-história. A Arqueologia, a Arte e a Arquitetura

Seminários em Pré-história. A Arqueologia, a Arte e a Arquitetura

15 março | 17h30 | Sala de Reuniões 2

Conferência “Experimentar uma Imaginação: avaliação crítica de uma experiência de arqueologia preventiva em grandes empreendimentos na amazónia"

por Mónica Corga (Arqueóloga. Directora técnica e coordenadora de projectos na Dryas Arqueologia)


Resumo: 
A aceleração do avanço dos grandes empreendimentos hidroeléctricos, ferroviários e mineiros no Brasil e a intensificação dos processos de licenciamento ambiental daí decorrentes motivaram o desenvolvimento de uma parceria entre a Dryas Arqueologia e a Scientia Consultoria Científica, empresas dedicadas à Arqueologia, dita de salvamento, operando em Portugal e no Brasil, respectivamente. 
Este consórcio visava potenciar as competências e resultados das equipas envolvidas em diversos projectos na Amazónia Brasileira, beneficiando da convergência de experiências, técnicas e métodos, bem como do reforço metodológico e tecnológico ao nível do registo, designadamente através da introdução de novos procedimentos de terreno, de sistemas de informação geográfica e de tecnologias de levantamento digital em 3D.
Dos petroglifos dos rios Xingu e Madeira, às cavidades da Serra de Carajás, passando por numerosos sítios de ar livre do Pará ao Mato Grosso, a complexidade, dimensão, diversidade e “novidade” de cada uma das realidades encontradas implicou um esforço constante de adequação táctica e adaptação estratégica.
Nesta conversa procurar-se-á, naturalmente, reflectir sobre os métodos utilizados, o seu impacto na qualidade dos dados recolhidos e o seu resultado na produção de conhecimento acerca das comunidades pré-coloniais estudadas ao longo destes 3 anos de trabalho. Mais do que isso, pretende-se um diálogo acerca de uma vivência extraordinária que ultrapassa uma qualquer compartimentação no domínio profissional. A perspectiva crítica que se apresenta baseia-se nas contradições próprias de quem assistiu às belezas e às penas de uma região em luta pelo seu direito a continuar a ser.

  cartaz

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-08-17 às 18:38:14 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais