Você está em: Início > Notícias > Estudantes da Faculdade de Letras aprendem a empreender!

Estudantes da Faculdade de Letras aprendem a empreender!

Projeto Novo Rumo a Norte - parceria entre a FLUP e a AEP

foto2

O ano de 2018 iniciou-se com mais uma iniciativa do projeto Novo Rumo a Norte, uma parceria da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) com a AEP – Câmara de Comércio e Indústria, no domínio do empreendedorismo e da inovação.

A FLUP abre, assim, o seu espaço e recursos à comunidade, proporcionando a capacitação em empreendedorismo e estimulando a interação dos seus estudantes com os agentes económicos da região.

Inserem-se nesta cooperação a realização de duas Ações Coletivas de Mentoring & Coaching, dirigidas, respetivamente, a 35 estudantes das unidades curriculares de Gestão de Projeto e Plano de Negócio, da Licenciatura em Ciências da Comunicação, e de Empreendedorismo e Projetos Culturais, do recentemente criado curso de Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas.

A estes juntaram-se profissionais do universo empresarial e empreendedores da região procurando-se, assim, o fomento do relacionamento de pessoas com os mesmos interesses e necessidades, num contexto propício à criação e desenvolvimento de projetos e negócios.

O principal objetivo da formação é que os estudantes universitários tenham uma ideia de negócio e a desenvolvam ao longo das sessões, transformando-a num negócio viável e, idealmente, sustentável.

A primeira edição, realizada entre 29 de setembro e 15 de dezembro, foi um sucesso graças ao entusiástico envolvimento dos estudantes da LCC que ao longo desse percurso deram forma a cinco ideias de negócio inovadoras: o PAS, o WIGN, o Porto Sentido, o Night Pass e o V&Go.

Ao longo de 52 horas, os jovens empreendedores trabalharam quatro módulos: Indivíduo, Competências, Recursos e Projeto. No final das sessões, tiveram a oportunidade de realizar um pitch, com o tempo máximo de cinco minutos, que foi apresentado e avaliado por um júri composto por António Teixeira, presidente da AETICE – Associação das Empresas de Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (Santa Maria da Feira), André Leonardo, jovem empreendedor e apresentador da série televisiva “Faz Acontecer”, Paulo Matos, da equipa Powercoaching parceira do programa, e Joana Barbosa, em representação da AEP-Novo Rumo a Norte.

Joana Castro, estudante de Ciências da Comunicação, participou nas sessões e considera o projeto bastante enriquecedor. “Hoje em dia, as exigências do mercado não se cingem apenas às ciências. É crucial termos uma formação base na área do empreendedorismo, sendo jovens académicos”, afirma a estudante.

Graças ao projeto, a participante compreendeu a “complexidade de formar um negócio de raiz e geri-lo” e aprendeu a “estipular metas e orçamentos”. “Sem este projeto, não teria noção do que envolveria formar um negócio”, conta.

Para Sofia Brito, estudante do mesmo curso, a ação foi também uma mais valia, pois adquiriu “competências fundamentais ao mercado de trabalho”. “A nível pessoal, permitiu-me alargar a minha área de conhecimento, nomeadamente ao nível do empreendedorismo, algo que hoje em dia considero fundamental para todos os jovens, independentemente da sua área de formação”, garante a aluna.

Em breve teremos resultados da ação em curso e à qual será dada continuidade através da integração da FLUP na rede colaborativa e portal Novo Rumo a Norte, dois instrumentos facilitadores do acesso a informação, aconselhamento técnico de proximidade, apoio especializado no desenho e acompanhamento de candidaturas a programas de âmbito regional, nacional ou europeu, bem como de serviços de suporte empresarial com valor estratégico para os agentes económicos da região.

(colaboração de Joana Costa Lima)

foto1   foto3
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-08-17 às 11:48:04 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais