Você está em: Início > Notícias > Bolsas Santander Universidades 2017: Mobilidade para Universidades na América Latina

Bolsas Ibero-Americanas e Luso-Brasileiras

A U.Porto através de uma parceria com o Banco Santander Totta, disponibiliza bolsas para estudantes de licenciatura e de mestrado, bem como para jovens professores e investigadores:

2 BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER INVESTIGAÇÃO:
Programa dirigido a professores, investigadores (período mínimo de dois meses, em tempo integral) e doutorandos (período mínimo de quatro meses, em tempo integral) da U.Porto que estejam interessados em realizar um período de mobilidade académica para investigação, especialização científica e técnica numa das universidades ibero-americanas participantes no Programa (não são consideradas elegíveis mobilidades cujo objetivo único seja o de realizar docência).

25 BOLSAS SANTANDER IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE LICENCIATURA E MESTRADO:
Programa dirigido a estudantes de 1º e 2º ciclos e Mestrados Integrados da U.Porto interessados em realizar um período de mobilidade numa das universidades ibero-americanas participantes no Programa (período de estudos mínimo de um semestre, em tempo integral).

10 BOLSAS SANTANDER LUSO-BRASILEIRAS:
Programa dirigido a estudantes de 1º e 2º ciclos e Mestrados Integrados da U.Porto interessados em realizar um período de mobilidade numa das universidades brasileiras participantes no Programa (período de estudos mínimo de um semestre, em tempo integral).

No caso das Bolsas Luso-Brasileiras e Ibero-Americanas para estudantes de 1º Ciclo, Mestrado Integrado e Mestrado, as mobilidades deverão realizar-se no período compreendido entre 1 de março de 2017 e 30 de julho de 2018. O início do usufruto destas bolsas terá que ser, impreterivelmente, antes do fim do mês de fevereiro de 2018.

No caso das Bolsas Ibero-Americanas Santander Investigação, as mobilidades deverão terminar antes de 30 de junho de 2018.

A convocatória Santander 2017 decorrerá de 30 de março a 30 de abril de 2017.

Todos os candidatos serão informados individualmente, via e-mail, acerca do resultado da sua candidatura.

Regulamento do Programa de Mobilidade BOLSAS SANTANDER UNIVERSIDADES 2017, que inclui a lista das Instituições Participantes (Destino):  https://international.up.pt/public_files/Regulamento_Bolsas_Santander_2017.pdf

Formalização da candidatura na U.Porto
Preencher e submeter o Formulário de Candidatura online (https://international.up.pt/santander_universities_application/form) até à data limite estabelecida. As candidaturas submetidas presencialmente, enviadas por fax, e-mail ou correio não são consideradas elegíveis.

1. No caso dos estudantes:
- Candidatar-se a um período de estudos mínimo de um semestre, em tempo integral, na instituição de acolhimento
- Analisar cuidadosamente a oferta académica da instituição de acolhimento disponível durante o período previsto para a realização da mobilidade
- Articular com a instituição de acolhimento a seleção de disciplinas que permitam dispensa a unidades curriculares na U. Porto, que perfaçam 30 créditos ECTS ou equivalente, por semestre.
Mais informações sobre o processo de candidatura para estudantes em: Bolsas Santander 2017: América Latina (1º e 2º ciclos)

2. No caso dos doutorandos:
- Candidatar-se a um período mínimo de quatro meses, em tempo integral, na instituição de acolhimento
- Apresentar a proposta de Plano de Trabalho a realizar na instituição de acolhimento

3. No caso dos professores e investigadores:
- Candidatar-se a um período mínimo de dois meses, em tempo integral, na instituição de acolhimento

Para todos os candidatos:
- Recolher toda a informação e documentos necessários para preencher o Formulário de Candidatura online. As candidaturas enviadas por fax, e-mail ou correio não serão aceites
- Preencher e submeter o Formulário de Candidatura online no site international.up.pt até à data limite estabelecida e publicitada online (a anunciar brevemente)
- É obrigatório articular todo o processo de candidatura com o Serviço de Relações Internacionais da FLUP (gri@letras.up.pt).

DURAÇÃO DAS MOBILIDADES
- A mobilidade de estudantes terá como duração mínima um semestre (5/6 meses)
- A mobilidade de doutorandos terá como duração mínima quatro meses
- A mobilidade de professores e investigadores terá como duração única dois meses