A aplicação quer da Declaração de Bolonha, quer do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas no âmbito do ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior veio certamente (ou talvez não) alterar programas, metodologias e tipos de avaliação.
Estes dois documentos relativamente recentes, incontornáveis nas nossas áreas de ensino e de investigação, proporcionaram (ou não) a necessidade de produção ou aplicação de novas tecnologias e matérias pedagógicos, uma reflexão acerca das práticas da gestão das aulas, bem como uma redefinição (ativa ou passiva) da carreira e do estatuto docentes.
Nesse sentido, Colóquio Internacional APROLÍNGUAS abordará os seguintes temas:
1. Didática das Línguas Estrangeiras;
2. Linguística no ensino das Línguas Estrangeiras;
3. Tradução e ensino das Línguas Estrangeiras;
4. Cultura no ensino das Línguas Estrangeiras;
5. Estatuto da literatura no ensino das Línguas Estrangeiras;
6. Carreira e estatuto do docente (ensino superior) de Línguas Estrangeiras na atualidade.
O evento decorre nos dias 16, 17 e 18 de junho de 2016, com inscrição obrigatória.