Você está em: Início > Notícias > Inauguração da Biblioteca Memorial D. Domingos de Pinho Brandão

Inauguração da Biblioteca Memorial D. Domingos de Pinho Brandão

8 de agosto

A Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda - Arouca, vem por este meio convidar toda a comunidade académica da FLUP para a inauguração da Biblioteca Memorial D. Domingos de Pinho Brandão, a decorrer no dia 8 de agosto, conforme programa anexo.

D. Domingos de Pinho Brandão (1920-1988) participou no processo de revitalização da FLUP, foi docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, bispo auxiliar do Porto e investigador plurifacetado, abordando áreas como a história da arte, arqueologia, epigrafia, numismática e museologia.

Para a posteridade ficaram inúmeros trabalhos científicos e vários projetos museológicos, criados de raiz, como o Museu Diocesano de Arte Sacra de Leiria e o Museu de Arqueologia e Arte Sacra do Seminário do Porto. Foi, ainda, juiz da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda e diretor do Museu de Arte Sacra de Arouca.
A sua obra continua a ser uma referência na busca de conhecimento. Dos mais de 200 trabalhos científicos destacam-se os 4 volumes da Obra de Talha Dourada, Ensamblagem e Pintura na Cidade e na Diocese do Porto, essenciais em qualquer investigação sobre talha na diocese do Porto, pelo riquíssimo inventário documental apresentado.

D. Domingos possuía uma admirável biblioteca pessoal, atualmente propriedade da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda, que empenhada na sua preservação, valorização e divulgação, criou, no Mosteiro de Arouca, a Biblioteca Memorial D. Domingos de Pinho Brandão, onde para além da consulta deste riquíssimo espólio, se pode usufruir de um espaço expositivo e de um auditório polivalente, com capacidade para acolher congressos científicos, concertos, etc.

página 1 página 2
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-12-16 às 11:06:11 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais