Você está em: Início > Notícias > Conferência Internacional: Not in front of the children

Conferência Internacional: Not in front of the children

Free Speech conflicts in the United States today

O Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto tem a honra de o convidar para a Conferência Internacional

Not in front of the children: Free Speech conflicts in the United States today

Marjorie Heins (Fundadora e Directora do Free Expression Policy Project (EUA); Professora de Direito, Cultura e Censura)

A conferência terá lugar no dia 16 de Abril de 2008, às 18h00, no Anfiteatro Nobre da FLUP.

A entrada é livre.

18h00 - Abertura
Paula Sequeiros

18h30 - Apresentação da Comunicação
Marjorie Heins

Do Huckleberry Finn até ao Harry Potter, dos filtros para a Internet até ao v-chip, a censura exercida em nome das crianças e dos adolescentes baseia-se frequentemente na suposição que eles devem ser protegidos da informação «indecente» que pode prejudicar o seu desenvolvimento - seja na arte, na literatura, ou num Sítio Web. Mas de que parte esta suposição vem, e será que é verdadeira?

Em Not in Front of the Children, Marjorie Heins explora a história fascinante das leis sobre «indecência» e outras restrições que visam proteger a juventude. Desde o argumento de Platão em favor duma censura rígida, passando pelas leis Vitorianas visando reprimir os pensamentos libidinosos, até às batalhas contemporâneas sobre a educação sexual em escolas públicas e a violência nos media, Heins guia-nos através do que se tornou, e permanece, um terreno minado ideologicamente. Com exemplos fascinantes seleccionados de todo o mundo, sugere que o argumento do «dano para os menores» assenta em bases instáveis.

Há uma necessidade urgente de debate informado, desapaixonado, sobre o conflito percebido entre os direitos dos jovens à livre expressão e o impulso generalizado para os proteger de expressão considerada prejudicial. Not in Front of the Children irá estimular esta conversa de há tanto necessária.

(extraído da sinopse da Editora para o livro)

19h30 - Debate

20h00 - Encerramento

Copyright 1996-2019 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas