Você está em: Início > Notícias > A FLUP recebeu o Curso Intensivo Erasmus+ "Ensinar Português Língua Não Materna: Cruzar Experiências, Multiplicar Recursos (3ª Edição)"

Decorreu de 1 a 5 de julho de 2024!

Realizou-se na FLUP a 3ª edição de um curso intensivo Erasmus+, de 1 a 5 de julho de 2024, na área do ensino do português enquanto língua não materna, intitulado “Ensinar Português Língua Não Materna: Cruzar Experiências, Multiplicar Recursos”.  O curso intensivo surgiu na intersecção de diferentes instituições onde o português é ensinado como língua não materna e inspira-se, assim, numa diversidade de experiências de ensino e aprendizagem. A existência de relações interuniversitárias alargadas em torno do ensino do português (PLE) permitiu organizar uma rede que trabalha em conjunto neste BIP para multiplicar os recursos que cada instituição participante tem criado ao longo dos anos.

O curso integra a oferta de Erasmus+ Blended Intensive Programmes (BIP) da U.Porto, sendo a Prof.ª Isabel Margarida Duarte do Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos a coordenadora responsável pelo programa na FLUP. São igualmente docentes do BIP a Prof.ª Ângela Carvalho e a Prof.ª Maria de Fátima Silva, também do DEPER.

Os objetivos gerais do curso consistem na discussão de diferentes formas de abordar o ensino do Português Língua Estrangeira, na partilha de estratégias, abordagens, e materiais usados em diversos contextos para o ensino de PLE; na discussão, experimentação e proposta de novas perspetivas e diferentes recursos para o ensino de PLE; e o contacto com diferentes práticas, enriquecendo as formas próprias de atuação. As instituições parceiras do BIP têm todas com uma longa tradição no ensino do português como língua segunda e língua estrangeira.

Assim, a FLUP acolheu um total de 28 estudantes: (9 da Johannes Gutenberg-Universität Mainz e 4 da Universität Hamburg, ambas na Alemanha, 3 da Uniwersytet Jagielloński w Kraków na Polónia, 10 da Masarykova Univerzita v Brno na República Checa, e 2 Universitatea Babes-Bolyai Cluj-Napoca na Roménia, aos quais se juntaram 5 estudantes de mestrado da FLUP. Para além das três docentes da FLUP acima referidas, o curso contou ainda com os seguintes docentes das instituições parceiras: Prof. Júlio César Moreira Matias de Hamburgo, Prof.ª Yvonne Hendrich de Mainz, Prof.ª Iva Svobodová da Masarykova de Brno, e Prof.ª Veronica Manole da Babes-Bolyai Cluj-Napoca.

O Serviço de Relações Internacionais da FLUP assegurou a gestão administrativa da realização do BIP, um novo modelo de mobilidade Erasmus+ de curta duração implementado com o lançamento do novo Programa Erasmus+ em 2021.

cartaz
[Foto: FLUP - 5 de julho, 2024]