Você está em: Início > Notícias > II Encontro Internacional de Arquivos, Bibliotecas e Museus: do sincretismo à integração (ABM)

16 a 18 de novembro | Instituto Pernambuco Porto Brasil

bannernovo

O II ABM, que decorrerá nos dias 16, 17 e 18 de novembro, no Instituto Pernambuco Porto Brasil (Rua das Estrelas 143, 4150-762 Porto, Portugal), oportunizará uma instigante proposta voltada ao debate teórico e conceitual, reflexivo e epistemológico, em torno do “sincretismo à integração” da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, a partir da compreensão do modelo de cientificidade. O seu tema aponta para superação da ideia de consolidação disciplinar e paradigmática originária do conhecimento em sua especialização, como também propõe apresentar consistentes discussões científicas e perspetivar a integração das referidas áreas.

Com este evento, as citadas Universidades de Portugal e do Brasil e outras instituições internacionais parceiras e convidadas, estarão consolidando, pela segunda vez, o espaço abrangente de reflexão teórica, epistemológica, técnica, prática, metodológica, ética no âmbito da interdisciplinaridade e no campo de conhecimento da informação.

Nesta edição, o ABM inaugura a abertura de chamada de comunicações avaliadas pela Comissão Científica, além da participação de conferencistas convidados de Portugal, Brasil e de outros países.

Organizado a partir de convênio de cooperação internacional celebrado entre a U.PORTO e a UFBA, com a participação de renomados investigadores, o ABM segue com uma Comissão Científica internacional garantindo a qualidade das contribuições.

As áreas temáticas são:

Tema 1 - GESTÃO CONJUNTA DE ARQUIVOS, BIBLIOTECAS E MUSEUS
Tema 2 - DA INTER À TRANSDISCIPLINARIDADE: QUE FORMAÇÃO INTEGRADA PARA ARQUIVISTAS, BIBLIOTECÁRIOS E MUSEÓLOGOS?
Tema 3 - A INFORMAÇÃO EM ARQUIVOS, BIBLIOTECAS E MUSEUS
Tema 4 - CASA-MUSEU, CENTRO DE MEMÓRIA, MEMORIAL - O FUTURO DIGITAL