Você está em: Início > Notícias > Colóquio | Seara Nova: 100 anos de acção e pensamento crítico

Colóquio | Seara Nova: 100 anos de acção e pensamento crítico

18 de fevereiro | 10h30 - 18h30 | Edificio Pós-Graduações - Bloco 600 (B) | Sala 631 | FEP

Link Zoom

Cem anos da revista Seara Nova em exposição itinerante (PORTO)

Os cem anos da Seara Nova estão a percorrer o país de norte a sul numa exposição itinerante que dá a conhecer a revista fundada em 15 de Outubro de 1921 por Aquilino Ribeiro, Augusto Casimiro, Azeredo Perdigão, Câmara Reys, Faria de Vasconcelos, Ferreira de Macedo, Francisco António Correia, Jaime Cortesão, Raul Brandão e Raul Proença com o desígnio de elevar o país, ética e culturalmente, criando um espaço de reflexão que mobilizasse à acção.

O longo e por vezes conturbado percurso de resistência, pensamento crítico e acção que completa este ano o seu centenário é assinalado e dado a conhecer na exposição itinerante que será inaugurada na cidade do Porto no dia 29 de Janeiro, pelas 16h00, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

A história da fundação e das motivações que levaram à sua criação, os fundadores, o espírito seareiro, os directores e colaboradores ao longo destes cem anos, a intervenção política, as polémicas que se travaram nas páginas da revista, a censura e o seu impacto, a memória gráfica, o passado, presente e futuro são os grandes temas da exposição Seara Nova: 100 anos de acção e pensamento críticoque ficará patente ao público na Faculdade de Economia da Universidade do Porto até 19 de Fevereiro de 2022, e em seguida continuará a sua digressão pelo país, passando por Vila Real, Braga, Faro, Setúbal, Évora e Santarém.

Para além da Exposição será possível assistir à projecção do documentário «Há 100 anos, a Seara Nova», realizado por Diana Andringa, na Casa Comum da Universidade do Porto, nos dias 18 e 19 de Fevereiro, às 18h30.

Será ainda realizado no dia 18 de Fevereiro um Colóquio intitulado «Elites e Utopias: nos 100 anos da Seara Nova», na Faculdade de Economia do Porto, organizado pelo Instituto de Filosofia da Universidade do Porto e que contará com os seguintes oradores: Guilherme d’Oliveira Martins, Luís Manuel Bernardo, Joaquim Pinto, Renato Epifânio, Celeste Natário, Luísa Borges, Luísa Malato, Samuel Dimas, André Barata, Luís Garcia Soto, Luís Lóia e Paulo Borges.

Para mais informações sobre o centenário poderá ser consultado o site da revista em: http://searanova.publ.pt/centenario/

Grupo de Investigação "Raízes e Horizontes da Filosofia e da Cultura em Portugal"
Instituto de Filosofia da Universidade do Porto - FIL/00502

Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)