Você está em: Início > Notícias > Congresso Internacional Imago, Actus et Verbum

Congresso Internacional Imago, Actus et Verbum

2 e 3 de dezembro | Lisboa e online

Congresso Internacional
IMAGO, ACTUS ET VERBUM
Desafios e interrogações nos Estudos Medievais:
um diálogo interdisciplinar entre filologia, filosofia, história, arte e literatura

International Conference
IMAGO, ACTUS ET VERBUM
Challenges and Questions in Medieval Studies
A Cross-Disciplinary Dialogue Between Philology, Philosophy, History, Art and Literature

2-3 December 2021
Colégio Almada Negreiros
UNL, Campus de Campolide, Lisboa

ONLINE – Link disponível aqui

À entrada da terceira década do século XXI, e após sucessivas viragens por que passaram as humanidades nas últimas décadas, é conveniente uma reflexão aprofundada acerca da natureza, objetivos e métodos dos estudos interdisciplinares sobre a Idade Média. A história, a filologia, os estudos literários, a história da arte e a filosofia, unidas pela atenção comum ao texto e ao documento, mas diferenciadas epistemologicamente, enfrentam desafios comuns provocados pelas caraterísticas disciplinares de cada uma destas áreas e pela pressão externa de sociedades em acelerada mudança.

Este congresso visa fazer um ponto da situação global relativo aos estudos sobre a Idade Média, identificando grandes questões que sirvam para equacionarmos o presente das respetivas disciplinas, mas também os desafios que deverão enfrentar ao longo deste século.

NOTA: Devido às contingências causadas pela pandemia, o congresso será misto, isto é, terá sessões presencias e virtuais (no Zoom com transmissão no canal de Youtube). As sessões presenciais respeitarão as medidas sanitárias: distanciamento físico, desinfeção das mãos, limpeza das salas, número limitado de assistentes, utilização da máscara, e ventilação nas salas. As sessões no Zoom serão webinars realizados na plataforma Colibri-FCT. Os links irão ser divulgados com antecedência.

Informação atualizada em: https://ifilosofia.up.pt/activities/congresso-internacional-imago-actus-et-verbum

Organizadores:
Carla Varela Fernandes (IEM-NOVA FCSH)
Filipe Alves Moreira (IF-FLUP)
Francisco Diaz Marcilla (IEM-NOVA FCSH)
Joana Gomes (IF-FLUP)
José Higuera Rubio (IF-FLUP)
Paulo Catarino Lopes (IEM-NOVA FCSH)

Comissão Científica:
Cristina Cunha (CITCEM-FLUP)
Elisabetta Begnini (U. Torino)
Francisco Bautista (USAL)