Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Notícias > Professora Amélia Polónia homenageada com o título de Doutora Honoris Causa pela Université Bretagne Sud

Professora Amélia Polónia homenageada com o título de Doutora Honoris Causa pela Université Bretagne Sud

Cerimónia decorreu no dia 10 de fevereiro.

1

No dia 10 de fevereiro, numa cerimónia solene na Faculté de Droit, des Sciences Économiques et de Gestion, em Vannes, Amélia Polónia, Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Université Bretagne Sud .

Trata-se de uma das mais prestigiadas distinções atribuídas pelas Universidades Francesas a personalidades de nacionalidade estrangeira “en raison de services éminents rendus aux sciences, aux lettres ou aux arts, à la France ou à l’université “.


Amélia Polónia é professora no Departamento de História, Estudos Políticos e Internacionais da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e coordenadora científica do Centro de Investigação CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória").

Os seus interesses incluem o estudo de redes sociais e económicas, comunidades marítimas e dinâmicas de redes informais e auto-organizadas na Época Moderna. História portuária, implicações ambientais da colonização europeia, migrações, transferências de conhecimento, processos de globalização, mecanismos informais na construção de impérios ultramarinos, o papel das mulheres em processos de colonização são temas-chave das suas recentes linhas de investigação.
 
Foi investigadora responsável do projeto HISPORTOS (POCTI/HAR/36417/2000 - http://web.letras.up.pt/hisportos/) e DynCoopNet (ESF - 06-TECT-FP-004; FCT-TECH/0002/2007-www.dyncoopnet-pt.org/), um projeto TECT/EUROCOES (ESF). É coordenadora da rede de investigação The Governance of the Atlantic Seaports (14th-21st centuries) http://www.uned.es/gobernanza-puertos-atlanticos/ e da rede Temática CoopMar - Cooperação Transoceânica, Políticas Públicas e Comunidade Sociocultural Iberoamericana - (Rede CYTED 617RT0532. https://coopmarcooperation.wordpress.com/)

A sua atividade letiva está centrada em metodologias de investigação científica aplicadas às Ciências Sociais, na sua maioria relacionadas com estudos transdisciplinares, a História da Expansão Ultramarina Portuguesa e a História da Colonização Europeia.

Amélia Polónia é diretora do Mestrado em Estudos Africanos, foi membro do Comité Científico do programa de doutoramento Erasmus Mundus TEEME (Text and Event in Early Modern Europe" (http://www.teemeurope.eu/), é membro do MOVES - Migration and Modernity: Historical and Cultural Challenges, um European Joint Doctorate do programa Marie Skłodowska-Curie, e é a atual coordenadora científica do CITCEM - Centro de Investigação Trandisciplinar «Cultura, Espaço e Memória», uma Unidade de I&D vocacionada para a investigação no domínio das Humanidades, em especial nas áreas da História, Arqueologia, História da Arte, Estudos Culturais e Literários, Museologia, Demografia Histórica e Ciência da Informação.
 
2
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-02-27 às 12:20:28 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais