Você está em: Início > Notícias > Colóquio Internacional "A Língua no Meio do Caminho"

Colóquio Internacional "A Língua no Meio do Caminho"

15 e 16 de novembro | 14h00 | Sala de Reuniões 2

cartaz

Desde a sua formação em 2015, a Rede de Professores de Literatura Brasileira em Portugal (https://ebpor.wordpress.com/a-rede/) tem procurado promover a cola­bo­­­ração entre os docentes da área, os seus estudantes e respetivas univer­sidades (Univ. de Lisboa, Univ. Nova de Lisboa, Univ. de Coimbra, Univ. do Porto e Univ. do Minho), de modo a consolidar a afirmação dos estudos brasileiros na Uni­ver­sidade portuguesa.

Um dos sinais mais evidentes deste esforço tem sido a orga­nização de um Colóquio anual em cada uma das universidades implicadas, com uma específica incidência temática, visando a reflexão e o debate problematizador em torno de alguns dos pontos mais nucleares de abordagem do campo literário brasi­leiro.

O primeiro Colóquio, sobre «O conceito de literatura brasileira», teve lugar em outubro de 2016 na Univ. de Coimbra; o segundo, dedicado a discutir «O Moder-nismo como obstáculo», teve lugar na Biblioteca Nacional em novembro de 2017 e os textos dele resultantes serão publicados num dossier da Luso-Brazilian Review (http://lbr.uwpress.org/) coordenado pelos Profs. Doutores Abel Barros Baptista e Clara Rowland; o terceiro terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade do Por­to nos próximos dias 15-16 de novembro, e será consagrado ao problema da Língua.

Este ano, o Colóquio de 2018 contará também com uma sessão monográfica, tendo como objeto o livro Primeiras Estó­rias, de Guimarães Rosa, um dos autores brasileiros do século XX cuja obra literária mais contribuiu para a concretização efetiva daquilo que, nos seus próprios termos, se poderia considerar «uma língua demasiada demais». Esta sessão decorrerá no dia 16 de novembro, pelas 15h00, na Sala de Reuniões 2.

Entrada livre

+ informações