Você está em: Início > Notícias > Colóquio Internacional APROLÍNGUAS

20, 21 e 22 de setembro | 10h00 | Anfiteatro 2

cartaz

PARA LÁ DA TAREFA
IMPLICAR OS ESTUDANTES NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO ENSINO SUPERIOR

Hoje em dia, os estudos das neurociências (Damásio, 1995, 1999) e o entendimento generalizado dos aspetos afetivos do próprio discurso científico (Swain, 2013; Sander, 2015) mostram que o afetivo não se opõe ao cognitivo, antes o completa ou explica (Damásio, 1995).

Vários trabalhos científicos têm posto o enfoque no papel das emoções na aprendizagem (Dewaele, 2010). A projeção numa língua outra envolve sempre a gestão afetiva de uma alteridade a partir do eu do aprendente (Coffey, 2015). Isto conduz à necessidade de integrar a dimensão afetiva como objeto de reflexão na didática das línguas.

Uma vez que o processo de ensino-aprendizagem convoca forçosamente a emoção, quer em contextos mediados por software, plataformas digitais, redes sociais e várias tecnologias de informação e comunicação, quer no trabalho em aula, urge refletir acerca de abordagens didáticas que articulem variáveis cognitivas e emocionais, o que, obviamente, nos remete muito “para além da tarefa”.

A investigação na área da didática das línguas estrangeiras nos estabelecimentos de Ensino Superior veio sublinhar preocupações que se prendem com as modalidades, a qualidade e os desafios de implicar os estudantes na aprendizagem de línguas estrangeiras.

Assim, a APROLÍNGUAS (Associação Portuguesa de Professores de Línguas Estrangeiras do Ensino Superior) convida todos interessados que se sintam interpelados por estas questões tão prementes no contexto atual do ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras no Ensino Superior a participar neste colóquio internacional.

Línguas de comunicação
Português, alemão, espanhol, francês e inglês.

Oradores convidados

Comissão Organizadora/Científica