Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Notícias > JADIS VII MEMITA - Media, Power and Identity: Discursive Strategies in Ideologically-oriented Discourses

JADIS VII MEMITA - Media, Power and Identity: Discursive Strategies in Ideologically-oriented Discourses

19 e 20 de outubro | 09h00 | Anfiteatro Nobre

jadis

O discurso é uma prática social, sendo, por isso, um reflexo do contexto em que é gerado e, ao mesmo tempo, um agente de mudança sobre o contexto que ajuda a gerar.

É nessa dupla natureza de reflexo e de agente de mudança que o objeto discurso ganha saliência analítica, tornando-se relevante para inúmeras áreas de estudo.

Enquanto objeto de análise, o discurso pode ser perspetivado de muitos pontos de vista teóricos diferentes. Todavia, é sempre como objeto semiótico, com uma componente linguística, normalmente, central, que ele constrói a sua significação.

Num binómio Unidade / Diversidade, as JADIS VII afirmam-se como plurais na aceitação de diferentes quadros teóricos para a abordagem do objeto discurso, mas, ao mesmo tempo, afirmam-se como unas, na perspetivação deste objeto como realidade semiótica onde a componente linguística tem um papel central e na sua perspetivação como prática social. Assumem como principal objetivo a identificação, compreensão e previsão de estratégias discursivas de representação do real e a explicação do seu potencial ideológico.

A manipulação da informação (“post-truth”) e a construção de narrativas falsas, incompletas ou parciais sobre o real (“alternative facts”) são duas tendências já sobejamente identificadas na sociedade atual que continuam em ascensão nos discursos populistas. A prevalência do pathos sobre o logos marca negativamente uma nova fase da comunicação política e da comunicação social, sendo perigosamente usada como estratégia de manipulação da opinião pública e de exercício do poder.

Para os Estudos do Discurso, analisar e explicar estes fenómenos que se constroem, que se manifestam e que produzem efeitos através dos discursos dos media é uma missão incontornável.

Os vários níveis de estruturação do discurso, desde as estruturas fonológicas; gráficas; estruturas lexicais e sintático-semânticas, bem como estruturas textuais, retórico-pragmáticas, interacionais e multimodais, são relevantes, numa análise que pretende estabelecer relações entre o discurso e potenciais valores axiológicos, acionais e ideológicos. Tendo sido já objeto de muitas reflexões, este domínio das Ciências Sociais e Humanas e das Ciências da Linguagem carece ainda de uma sistematização que identifique de forma clara como se processa a ligação entre as estruturas discursivas e as ideologias.

Para o aprofundamento deste estudo torna-se particularmente importante o envolvimento de todas as componentes dos discursos.
Convocando palavras do Projeto Horizonte 2020: “Socio-economic Sciences and the Humanities (SSH) contribute to an in-depth, shared understanding of the complex and interrelated socio-economic challenges facing Europe and the rest of the world.(...) A better understanding of Europe’s cultural and social diversity and of its past will inform the reflection about present problems and help to find solutions for shaping Europe’s future.”

Permitir, com as reflexões geradas, que as Ciências da Linguagem, na área específica dos Estudos do Discurso, contribuam para facilitar transformações sociais, culturais e comportamentais nas sociedades contemporâneas, nomeadamente através de uma produção mais consciente e uma receção mais participada dos discursos, instrumentos a partir dos quais tudo se cria e tudo se transforma é, talvez, o objetivo mais ambicioso destas Jornadas.

As JADIS VII realizam-se em parceria com a rede de investigação internacional MEMITA (“Memory, Identity, Integration to identify analysis models in media communication”), com a qual partilham o objetivo de analisar a função da imprensa na constituição das identidades individual, grupal e nacional no passado e no presente.

Entrada Livre!

Programa

+ info
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-08-15 às 01:51:16 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais