Você está em: Início > Notícias > O jardim filosófico no «Roman de la Rose»

O jardim filosófico no «Roman de la Rose»

16 maio | 14h30 | Sala do Departamento de Filosofia | FLUP

Seminário de Estética na Idade Média

O jardim filosófico no «Roman de la Rose»

José Higuera (Pos-Doc IF/UP)

16 de maio 2017 | 14h30 às 17h30
Sala do Departamento de Filosofia (Torre B - Piso 1)

Imagem
Roman de la Rose f. 11v (Narcissus gazes at the spring), National Library of Wales MS 5016D

O poema Roman de la Rose escrito em língua vulgar, de 1225 até 1278, por Guillaume de Lorris y Jean de Meun, acontece num jardim fechado por uma muralha. Um ambiente vegetal que introduz personagens e temas filosóficos inspirados por Sócrates, Séneca, e Pedro Abelardo. Estudado desde o ponto de vista da história da literatura ou da sua riqueza iconográfica, o poema pode ser visto desde uma perspectiva filosófico-estética. Nele se pode encontra uma construção do indivíduo na figura do Narciso que observa na sua imagem a complexidade intencional das emoções e que dialoga com alegorias das virtudes e da razão. Também há espaço para representações como a roda da fortuna, motivo fundamental da Consolatio de Boécio, ou descrições do conceito ovidiano de natureza. O Roman de la Rose reproduz um modelo laico de cultura filosófica que usa o mundo vegetal como cenário para o ensino da tradição antiga, e a procura da máxima socrática, recolhida numa flor: nosce te ipsum.

José Higuera é investigador de pós doutoramento (FCT) do Instituto de Filosofia, com um projeto na área de Filosofia Medieval e do inicoo da Idade Moderna sobre The Reconstruction of the Tree of Knowledge: Historical Contingencies and Textual Transformations.

Seminário integrado no Laboratorium Philosophiae Medii Aevi 2017

Laboratorium Philosophiae Medii Aevi é um seminário informal organizado regularmente pelo GFM/IF para apresentação e discussão de investigações em curso em doutoramento e em pós doutoramento nos grupos de investigação do ou por membros externos.

Programa do LPhMA 2017: http://ifilosofia.up.pt/activities/lpma-2017

Organization: Medieval and Early Modern Philosophy Thematic Line (Gabinete de Filosofia Medieval)
Instituto de Filosofia da Universidade do Porto - FIL/00502
Funding: IF / FCT