Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Notícias > Seminários em Pré-história. A Arqueologia, a Arquitetura e a Arte

Seminários em Pré-história. A Arqueologia, a Arquitetura e a Arte

20 de abril | 17h30 | Sala de Reuniões

Com Dulcineia Pinto (arqueóloga e investigadora)

Abordagem do tema "A tipologia de pastas cerâmicas como veículo de perceção dos processos de manufatura na Pré e Proto História. O caso do Crasto de Palheiros como paradigma".

Em Arqueologia o conhecimento sobre os processos de manufatura dos recipientes cerâmicos é algo difícil de atingir. Na investigação, restam-nos fragmentos de recipientes cerâmicos como o reflexo pálido de todo o processo de manufatura bem como resultado da manipulação inerente aos mesmos.

A tipologia de pastas cerâmicas surge como um veículo de perceção através do qual podemos intuir os tempos e modos dos processos de manufatura empregues bem como determinar, aproximadamente, o peso social e cultural dado a esses mesmos processos.

Por último, as oscilações visíveis na utilização de determinadas pastas como reflexo de determinado processo de manufatura podem ser o indicador de mudanças subtis no olhar destas comunidades sobre os seus próprios produtos / recipientes cerâmicos.

Entrada Livre.

Organização: CEAACP com o apoio DCTP/FLUP​

Prehistoria

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-02-16 às 01:59:35 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais