Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Notícias > Tradições arborescentes medievais: iconografia, disciplina e arte

Tradições arborescentes medievais: iconografia, disciplina e arte

14 de março | 14h30 | Sala do Departamento de Filosofia (Torre B - Piso 1)

Seminário de Estética na Idade Média

Tradições arborescentes medievais: iconografia, disciplina e arte

José Higuera (Pos-Doc IF/UP)

14 de março 2017 | 14h30 às 17h30
Sala do Departamento de Filosofia (Torre B - Piso 1)

  Imagem

Trata-se de apresentar os alicerces teóricos que constituem a representação arbórea do conhecimento no Medievo, ligada com um corpus de disciplinas específico. Isto tem como finalidade a geração representativa de uma estrutura, ao mesmo tempo classificatória, argumentativa e didática do conhecimento. O percurso da exposição inicia-se com as tradições medievais envolvidas nesta tarefa, e acaba com a evolução das estruturas arborescentes na obra do Ramon Llull. Cada uma das tradições medievais (s. XI-XII) possui uma disciplina específica - p. e., a lógica, a ética, o direito, e a psicologia -, por tanto a estrutura arbórea tem uma função que está além da representação, já que os conceitos e as relações conceituais -de cada disciplina- precisam de uma ordem de divisão, derivação, e relacionamento múltiplo. A questão é até que ponto a síntese dessas tradições feita pelo Ramon Llull no século XIII, na Arbor scientiae p. e., foi uma unificação dessa ordem e suas funções, previamente atingida por uma tradição preexistente. Embora, a história da filosofia avista a estrutura arbórea como um modelo original, proposto «espontaneamente» pelo próprio Llull sem um retorno às formulações precedentes.


José Higuera é investigador de pós doutoramento (FCT) do Instituto de Filosofia, com um projeto na área de Filosofia Medieval e do inicoo da Idade Moderna sobre The Reconstruction of the Tree of Knowledge: Historical Contingencies and Textual Transformations.


Seminário integrado no Laboratorium Philosophiae Medii Aevi 2017

Laboratorium Philosophiae Medii Aevi é um seminário informal organizado regularmente pelo GFM/IF para apresentação e discussão de investigações em curso em doutoramento e em pós doutoramento nos grupos de investigação do ou por membros externos.

Programa do LPhMA 2017: http://ifilosofia.up.pt/activities/lpma-2017


Organization: Medieval and Early Modern Philosophy Thematic Line (Gabinete de Filosofia Medieval)
Instituto de Filosofia da Universidade do Porto - FIL/00502
Funding: IF / FCT

Seminários de Estética na Idade Média
Programming: Paula Oliveira e Silva

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-03-23 às 03:03:47 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais