Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Notícias > Colóquio: Supervisão Pedagógica E Educação Em Línguas

Colóquio: Supervisão Pedagógica E Educação Em Línguas

FLUP, 27 de Novembro de 2009

A formação de professores exige, de pleno direito, uma actividade supervisiva que, em atitude colaborativa dos diferentes actores envolvidos, leva ao desenvolvimento de competências profissionais e humanas de relevo, à compreensão da educação como objecto de investigação e de acção e à inovação da educação. As mudanças recentes no Estatuto da Carreira Docente dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário (Decreto-Lei nº 15/2007 de 19 de Janeiro) veio recuperar e trazer para a esfera pública o debate sobre o lugar da supervisão pedagógica. Na sua génese ancorado na formação inicial de professores, através do trabalho seminal da Prof. Isabel Alarcão da Universidade de Aveiro, nos anos 80, este debate veio sendo progressivamente alargado a todas as áreas de formação inicial, contínua e especializada de professores e educadores em Portugal, através da publicação de trabalhos académicos, abertura dos cursos de formação de professores nas universidades, e, mais tarde, já nos anos 90, com o arranque dos cursos de pós-graduação em Supervisão. Enquanto actividade central de garante da qualidade dos processos de regulação pedagógica e profissional que devem estar presentes em todas as organizações educativas, a Supervisão Pedagógica é hoje colocada ao serviço de ideais democráticos e transformadores da educação, longe da visão de controlo e de subordinação com que ainda é, largamente, identificada na esfera pública.
Neste pressuposto e apostados em reflectir sobre e proporcionar a divulgação de práticas e teorias fundamentadoras da supervisão pedagógica, aplicada ao campo da formação, não só inicial como ao longo da vida, de professores de línguas (materna, estrangeiras e clássicas), o Centro de Investigação em Educação (CIEd) e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) decidiram organizar, em conjunto, o Colóquio "Supervisão Pedagógica e Educação em Línguas".


Ficha de Inscrição
Programa Final


Organização: Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd)

Comissão Organizadora: Rosa Bizarro (FLUP/ CIEd) e Maria Alfredo Moreira (Univ. Minho/CIEd)

Local: Anfiteatro Nobre, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, ao Campo Alegre

Objectivos:
* Proporcionar espaços de reflexão sobre discursos e práticas de formação de professores e de supervisão pedagógica em educação em línguas;
* Partilhar experiências de formação de professores e de supervisão pedagógica em educação em línguas;
* Equacionar, definir e caracterizar contextos possíveis de supervisão pedagógica de professores de línguas
* Viabilizar a compreensão das funções supervisivas e dos seus constrangimentos, nos diferentes níveis e contextos de intervenção.
* Divulgar projectos de investigação e de formação nestes contextos.

Secretariado:
Gabinete de Eventos, Comunicação e Imagem
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Via Panorâmica, s/n
4150-564 Porto
Tel.: 226 077 123
Fax: 226 077 173
E-mail: geci@letras.up.pt
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-04-23 às 19:42:31 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais