Você está em: Início > Notícias > Última Aula da Professora Doutora Maria da Graça Lisboa Castro Pinto

Última Aula da Professora Doutora Maria da Graça Lisboa Castro Pinto

30 de novembro | 17h00 | online

banner

No próximo dia 30 de novembro, pelas 17h00, decorrerá a Última Aula proferida pela Professora Doutora Maria da Graça Lisboa Castro Pinto subordinada ao tema «A pretexto do insight: da marca pessoal à arte gerida pelo conhecimento»

Esta cerimónia será transmitida online, com acesso livre.

Link para visualização da sessão: www.youtube.com/universidadedoporto

Nota Biográfica |

Maria da Graça Lisboa Castro Pinto
é Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) desde 1991, sendo neste momento a decana da UP.

Obteve o grau de doutor em 1984 em Linguística Aplicada (Psicolinguística e Neurolinguística) pela Universidade do Porto, orientada por Hermina Sinclair, Professora da Faculté de Psychologie et des Sciences de l'Education da Université de Genève, e por Celso Cruz, Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Em 1989, obteve o título de agregado.

Recebeu o Prémio Gulbenkian de Ciência em 1986, referente ao seu trabalho "Abordagem a alguns aspetos da compreensão verbal na criança".

Desde 1977, com uma descontinuidade no tempo por sua iniciativa, é membro/investigador do Centro de Linguística da Universidade do Porto, tendo pertencido à sua Direção. No referido Centro, é responsável, a partir do seu doutoramento, pela linha de investigação no domínio da Psicolinguística.

Em 1981, a convite do Prof. Thomas Sebeok, Diretor do Research Center for Language and Semiotic Studies, Indiana University, Bloomington, gozou de uma Research Associate Position na Universidade de Indiana, em Bloomington.

Colaborou no Laboratório de Estudos da Linguagem do Hospital de São João/Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, dirigido pelo Professor Celso Cruz, de 1977 a 1995, e com Andrée Girolami-Boulinier, Professora de Ortofonia na Faculté de Médecine Pitié-Salpétrière, Paris, e ortofonista do Hôpital de Saint Vincent de Paul, Paris, de 1979 a 1998.

Após a sua tomada de posse como Professora Catedrática, é-lhe comunicada a sua eleição para Vice-Presidente da International Society of Applied Psycholinguistics (ISAPL). Foi ainda Secretária-Geral, entre 1995-1997, e Presidente, entre 2005-2007, da referida Sociedade.

Em 1993, é convidada pela Prof.ª Tatiana Slama-Cazacu a integrar o Comité Editorial da Revista "International Journal of Psycholinguistics".

Foi Vice-Reitora da Universidade do Porto de setembro de 1998 a outubro de 2001, tendo, durante o seu mandato, criado a Editora da UP.

Foi Professora visitante na PUC-São Paulo (agosto de 2005).

Tem colaborado como Professora em cursos de curta duração, integrado júris de qualificação de mestrado e de doutoramento, bem como júris de mestrado e de doutoramento, de há algum tempo a esta parte, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC-Rio Grande do Sul. Essa colaboração estende-se à participação em projetos conjuntos de pesquisa, atendendo aos acordos existentes entre a PUC-RS e a UP.

É membro do Comité Científico de diversas revistas estrangeiras da sua área e membro honorário da International Society of Applied Psycholinguistics desde 2014.

Dirige a revista Linguarum Arena. Revista de Estudos em Didática de Línguas da Universidade do Porto desde 2010, tendo sido diretora da revista Linguística. Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto de 2006 a 2009. Foi Diretora do Programa Doutoral em Didática de Línguas, desde o seu início até à sua descontinuidade.

No âmbito do Instituto de Língua Portuguesa, foi indigitada Diretora Pedagógica do Curso de Português para Estrangeiros.

Para além da atividade docente, exerceu, na Faculdade de Letras do Porto e na Universidade do Porto, as seguintes funções:
  1. Foi membro da Comissão Coordenadora de L.L.M., em 1985 e 1986, exercendo as funções de Secretária;
  2. Foi representante, em 1985, dos Doutores de L.L.M. no Conselho Pedagógico;
  3. Passou a exercer essas mesmas funções em 1986, tendo sido eleita também Presidente do Conselho Pedagógico;
  4. De 1990 a 1992, exerceu as funções de Vice-Presidente da Assembleia de Representantes da Faculdade de Letras do Porto;
  5. A 26 de maio de 1993, toma posse como membro do Senado da Universidade do Porto na qualidade de representante dos Professores Doutores da Faculdade de Letras;
  6. A 17 de novembro de 1993, foi eleita membro da Secção Científica do Senado da Universidade do Porto.
  7. De 2010 a 2012, exerceu as funções de Presidente do Departamento de Estudos Portugueses e Românicos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
  8. De 2010 a 2014, bem como de 2014 a 2018, foi membro do Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Tem inúmeras publicações (livros e artigos em revistas da especialidade) em Portugal e no estrangeiro.

Redigiu inúmeros pareceres, é avaliadora científica de várias revistas e artigos, avaliadora da FCT de projetos na área da Linguística, tem um número significativo de orientações pedagógicas e científicas, participou em júris académicos (concursos a provas), organizou conferências e workshops.

Interessa-se, entre outros, pela aquisição e processamento da linguagem, pela aprendizagem de línguas estrangeiras, pela leitura, pela escrita-composição, pela escrita científica e pelo efeito da literacia no envelhecimento cognitivo, tendo criado o Programa de Estudos Universitários para Seniores da Universidade do Porto, em 2006, programa que está em vigor até ao momento presente.

Notícias:
Portal Notícia U.Porto
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-05-15 às 03:16:12 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais