Você está em: Início > Notícias > [ADIADO] XV Jornadas sobre "Grandes Problemáticas do Espaço Europeu"

[ADIADO] XV Jornadas sobre "Grandes Problemáticas do Espaço Europeu"

Adiado para maio de 2021

Vimos por este meio informar que, perante o atual cenário de pandemia do COVID 19 e dadas as restrições sanitárias e, consequentemente também as logísticas, sobretudo as decorrentes do distanciamento social obrigatório, a Comissão Organizadora das XV Jornadas Internacionais sobre Grandes Problemáticas do Espaço Europeu tomou a resolução de adiar para 28, 29 e 30 de maio de 2021 este evento. Não foi uma decisão fácil de tomar, mas a saúde e a segurança de todos são a nossa prioridade e, por isso, julgamos ser o adiamento das XV Jornadas para maio de 2021 a única decisão responsável.

Entretanto, iremos informando sempre que exista informação relevante, nomeadamente a data de reabertura de submissões de resumos, inscrições, etc., proporcionando assim a oportunidade a novos participantes de enviarem os seus resumos.

cartaz PT

A terra, o planeta azul, apesar das ameaças e destruições a que tem sido sujeita, persiste e marcada por uma multiplicidade de ecossistemas, embora cada vez mais explorados e em perda de biodiversidade. Ainda assim, misturam-se os mosaicos territoriais dinâmicos e multifuncionais, como sucede em parte do espaço europeu, com outros em declínio, onde o desenvolvimento e a sustentabilidade são postos em causa, sobretudo quando os interesses económicos e políticos suplantam a vertente social e ambiental.

Apesar da progressiva degradação dos ecossistemas, reflexo das alterações climáticas e da intervenção humana, aumenta paralelamente a consciencialização desta problemática, bem como a necessidade de uma intervenção global, razão pela qual despontam estratégias que apostam num desenvolvimento inclusivo, que realça a preservação das paisagens e do património, para além da revitalização dos quadros sociais. Neste contexto, é de referência obrigatória o ano de 2015, quando foram fixados pela ONU os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecendo-se metas e definindo-se políticas que visam um desenvolvimento polifacetado, responsável, plasmado na “Agenda 2030”.

Projeta-se, à escala global, abranger parâmetros tão diversos, mas interdependentes, como erradicar a pobreza, enquanto se promove o acesso equitativo à energia, à educação e aos serviços de saúde de qualidade. Privilegia-se também a criação de emprego digno, num ambiente em que a sustentabilidade e a eficiência energética, a conservação e a gestão dos recursos endógenos sejam uma realidade. Intenta-se, ainda, a promoção de instituições eficazes e de sociedades estáveis, onde a justiça, a par da igualdade de géneros, seja inequívoca e inclusiva.

Por outro lado, tendo em atenção a contínua degradação ambiental, do património e de culturas, há efetivamente que apostar na sustentabilidade dos ecossistemas, na sua diversidade. Se existir uma convergência das distintas políticas nacionais, onde as estratégias ambientais e sociais ganhem ascendência sobre as economicistas, tal desiderato é possível. Contudo, este cenário deve instituir-se num quadro onde também a inovação e a ética estejam presentes, sustentadas por meios digitais, pelo aumento da literacia e da formação técnica. Assim se facilitará o aumento da eficiência dos recursos endógenos, perspetivando-se uma maior coesão territorial.

Enquanto este objetivo não se atinge, há que continuar a refletir sobre estes temas, sem se ignorar a sua complexidade e diversidade, correlacionando o espaço europeu com outros espaços, como os lusófonos, com realce para o brasileiro, no âmbito do qual se sucedem os projetos catalisadores comuns. Assim, através das XV Jornadas Internacionais sobre “Grandes Problemáticas do Espaço Europeu”, prossegue-se nesta senda, abordando problemáticas atuais e com soluções operativas, sempre em contexto multidisciplinar e interuniversitário.

Propostas de temas:

1- Sociedade e Cultura

2- Inovação, Educação e Ensino

3- Paisagem, Património e Desenvolvimento Territorial

4- Economia e Ordenamento do Território

5- Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Tal como nos anos anteriores, estamos a solicitar a creditação das XV Jornadas Internacionais sobre Grandes Problemáticas do Espaço Europeu ao Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), com 1 crédito, tendo como destinatários os Professores do Grupo 200 do 2.º Ciclo do Ensino Básico e do Grupo 420 dos Ensinos Básico (3.º Ciclo) e Secundário.
Brevemente daremos mais informações.

Submissão de propostas de comunicação e posters
Data limite: 15 de março de 2020
[Os autores serão notificados sobre a aceitação de resumos a 6 de abril de 2020.]

Formulários para submissão de propostas

[Nota: Ter em atenção as regras descritas nos respetivos formulários]

Programa provisório
Inscrições suspensas até definição de nova data.

Secretariado
XVgrandesproblematicas@gmail.com

Copyright 1996-2020 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-07-12 às 23:41:12 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais