Nome: | Maria Leonor Barbosa Soares |
Sigla: | MLBS |
Estado: | Ativo |
0000-0002-9603-9254 |
Email Institucional: | mlsoares |
Extensão Telefónica: | 4328 |
Telf.Alt.: | 226077172 |
Salas: | B303 |
|
Cargo | Data de Início |
---|---|
Membro da Comissão Cientifica Mestrado em História da Arte Portuguesa | 2011-11-24 |
Membro da Comissão Cientifica Licenciatura em História da Arte | 2019-03-15 |
Área
Área privilegiada de investigação: Práticas Artísticas Contemporâneas
Licenciada em História - Variante Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1992), com o grau de Mestre (1997) e o grau de Doutor (2010), pela mesma Faculdade, ambos na área científica de História da Arte Portuguesa (investigação em Arte Contemporânea).
É docente dos cursos de Licenciatura em História da Arte, Mestrado em História da Arte, Património e Cultura Visual e Doutoramento em Estudos do Património - área de especialização História da Arte do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da FLUP, tendo a seu cargo as Unidades Curriculares: História da Arte e Cultura da Época Contemporânea II e III, História da Arquitetura da Época Contemporânea II (do 1º Ciclo) e Arte e Cultura Visual Contemporâneas (do 2º Ciclo). Participa na UC Preparação de Tese em História da Arte I e II (3º ciclo). Foi diretora do curso de Licenciatura em História da Arte de 28 de fevereiro de 2011 a 15 de março de 2019. É membro da Comissão Científica da Licenciatura em História da Arte.
Foi docente dos cursos de Arte e Som e Imagem na Universidade Católica Portuguesa – Pólo da Foz, de 1998/99 a 2002/2003.
Foi docente dos cursos de Pintura, Escultura e Design-Artes Gráficas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto no ano lectivo de 1997-98
Foi docente do Curso de Relações Públicas e Publicidade do Instituto Superior de Paços de Brandão de 1993/94 a 1997/98.
É Investigadora Integrada do CITCEM Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória», GI Património Material e Imaterial
Foi membro do GI "Arte e Património Cultural de Portugal" Unidade I&D: Cepese - Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade. Coordenação: Professora Doutora Lúcia Rosas.Foi investigadora do Projeto “Artistas e Artífices no Norte de Portugal”, no âmbito da FCT - Projeto do Grupo de Investigação “Arte e Património Cultural no Norte de Portugal” coordenado pela Prof Doutora Natália M. Ferreira-Alves, integrado em unidade de I&D Cepese (Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade), Universidade do Porto (concluído).
Formadora pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua, tendo colaborado regularmente com a Associação de Professores de História de 1999 a 2007.
Alguns ensaios no âmbito da História da Arte e da Crítica da Arte– Publicações disponíveis on-line -:
O ato de Contemplar. In Catálogo da exposição de escultura “Do nada para parte alguma“, de Isabel Cabral e Rodrigo Cabral (5 de dezembro de 2015 a 23 de janeiro de 2016, na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira). Disponível em: http://www.gihapac.pt/escultura/o-ato-de-contemplar/
Armanda Passos – obra gráfica. In Armanda Passos : obra gráfica. Coordenação Fernando Seara, Natália Fauvrelle. Museu do Douro, 2012. Disponível em: https://catalogo.up.pt/F/J8KJ6Y71L4RVKBK3TLEIYQ13KPU186QMTFE857C43B6E5HPACQ-10200?func=full-set-set&set_number=002039&set_entry=000020&format=999
Interacções, reflexos e projecções – poéticas dos materiais e das técnicas na obra de José Rodrigues. In Revista da Faculdade de Letras - Ciências e Técnicas do Património Porto: FLUP, 2010, vol. VII-VIII, pp. 419-436. Disponível em WWW. URL: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/9428.pdfFiguras atravessadas por paisagens lentas. In Revista da Faculdade de Letras - Ciências e Técnicas do Património Porto: FLUP, 2009, vol. V-VI, pp. 567-585. Disponível em WWW. URL: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/6644.pdf
No espaço, a textura das linhas. In “Laboratório de Criatividade”. Revista Fábrica de Talentos. Nº 4 (Novembro de 2009), pp. 38 e 30. Disponível em WWW. URL: http://www.fjuventude.pt/fichuprelanex/fx934.pdfOpacos territórios entre transparências. Catálogo Márcia Luças. babel. Porto: Galeria Alvarez, 2009. Disponível em WWW. URL: http://www.estudioum.org/cartoes/marcialucas.htm
http://marcia-lucas.blogspot.pt/2010/11/opacos-territorios-entre-transparencias.HTML
Movimentos dentro do olhar: perspectivas sobre a interpretação de Salomé por José Rodrigues. Actas do I Seminário Internacional Luso-Brasileiro Artistas e Artífices do Norte de Portugal, FLUP, 2006. In FERREIRA-ALVES, Natália Marinho (Coord.) – Artistas e Artífices no Mundo de Expressão Portuguesa. Porto: Cepese, 2008, pp. 183-191. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/79917/2/72736.pdf
Do outro lado das árvores. [sobre o trabalho de Márçia Luças], 2007. Disponível em: http://marcia-lucas.blogspot.pt/2010/11/do-outro-lado-das-arvores-maria-leonor.html
José Rodrigues: desenhando lugares, ligando histórias e mares. In Actas do VII Colóquio Luso-Brasileiro de História da Arte, Porto 2005. Porto: FLUP, 2007. Disponível em WWW. URL: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/6163.pdfEduardo Luiz: trajectos ao lado do evidente. In Boletim da Associação Portuguesa de Historiadores de Arte, nº 3 (Junho de 2006). Disponível em WWW. URL: http://www.apha.pt/boletim/boletim3/pdf/LeonorSoares.pdf
Eduardo Luiz: na ordem, a desordem – ampliando a experiência da representação em pintura.
In Revista da Faculdade de Letras - Ciências e Técnicas do Património. Porto: FLUP, 2004, vol. 3. Disponível em WWW. URL: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/4086.pdf
Uma estética do presságio. Catálogo 25 Anos de Pintura. Graça Martins/ Isabel de Sá. Porto: Galeria Alvarez, 2002. Disponível em WWW. URL: http://afiguraeoseuduplo.blogspot.pt/2009/09/uma-estetica-do-pressagio-por-maria.html
Em traços íntimos e esquivos. Catálogo 25 Anos de Pintura. Graça Martins/Isabel de Sá. Porto: Galeria Alvarez, 2002 . Disponível em WWW. URL: http://isabeldesaescritora.blogspot.pt/2009/09/em-tracos-intimos-e-esquivos-por-leonor.html
Geometrias sensíveis. In Catálogo Evelina Oliveira. Porto: Serpente Galeria de Arte Contemporânea, 2002. [texto sobre a série “Contaminações”. Disponível em WWW. URL: http://evelina-oliveira.blogspot.pt/2009/12/texto-de-maria-leonor-barbosa-soares.html
Publicações on-line na área da Literatura Infanto-Juvenil:
Passeou um gato sobre este teclado. Revista electrónica e-f@abulations , Nº 8 (dezembro de 2011). Departamento de Estudos Anglo-Americanos. Ed.: Filomena Vasconcelos. URL: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/9281.pdf
Errata: Pág. 1 (do texto) - onde se lê semisserrados deverá ler-se semicerrados.
Outras publicações on-line:
António Cardoso: encadeador de tempos. Revista da Faculdade de Letras: Ciências e Técnicas do Património, 2, 2003, pp 17-60. Disponível em WWW. URL: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/2899.pdf
Errata: Pág. 19 onde se lê Em corrente alterna: ensina e aprender deverá ler-se Em "corrente alterna": ensinar e aprender.
Uma
|