Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Oferta Formação > HA

História da Arte

InformaçãoO curso/CE não admite estudantes em 2008/2009.
Principais áreas de estudo História da Arquitectura; História das Artes Plásticas; História Urbana; Artes Decorativas; História; História da Cultura

Duração oficial do programa de estudos 4 anos

Requisitos de acesso 12º ano de escolaridade ou equivalente; Prova de Ingresso: História ou História das Artes Visuais ou Sociologia; Pré-Requisitos: Capacidade de Visão - Grupo D

Descrição do Curso
A Licenciatura em História de Arte fornece em quatro anos uma formação diatópica e diacrónica de carácter simultaneamente abrangente e especializada dos fenómenos artísticos regionais, nacionais e internacionais. O plano do curso estrutura-se em três áreas do conhecimento: História; História da Cultura; História da Arquitectura e das Artes Plásticas.
As Artes Decorativas, a reflexão sobre a Natureza e as particularidades do fenómeno estético, as linguagens das artes de motivação religiosa e as artes públicas e privadas são outras áreas formativas oferecidas, em programa opcional, e que orientam os alunos para uma compreensão e conhecimento práticos, testado em Seminário obrigatório de fim de curso.
O Curso de Licenciatura em História da Arte está organizado em oito semestres lectivos, sendo que o primeiro é composto por seis disciplinas obrigatórias, o segundo por quatro disciplinas obrigatórias e duas de opção na área científica optativa em História da Arte e/ou duas opções recomendadas. O terceiro e quarto semestres são compostos por seis disciplinas obrigatórias, e uma de opção na área científica optativa em História da Arte e/ou uma opção recomendada. O quinto e sexto semestres são compostos cada um por quatro disciplinas obrigatórias, e duas de opção na área científica optativa em História da Arte e/ou duas opções recomendadas. O sétimo e oitavo semestres são constituídos, cada um, por cinco disciplinas obrigatórias, bem como por um Seminário de Projecto (I e II), também obrigatório. Os alunos deverão ter em atenção na escolha das opções que, tanto na área científica optativa em História da Arte, como nas opções recomendadas, devem realizar, em cada um destes grupos, um total de 10 unidades de crédito (20 ECTS).
A avaliação segue as Normas de Avaliação aprovadas pelo Conselho Pedagógico da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. As disciplinas de Seminário de Projecto, cujo objectivo é preparar os alunos para a investigação, são avaliados mediante apresentação de trabalho.
O curso tem como objectivo formar pessoas capazes de exercer uma profissão nas áreas da História da Arte e do Património. Esse desempenho profissional pressupõe a capacidade para exercer funções de ensino, investigação e coordenação de projectos patrimónios e culturais.

Saídas Profissionais
O Licenciado em História da Arte está habilitado a exercer funções em:

  • Câmaras Municipais;
  • IPPAR - Instituto Português do Património Arquitectónico;
  • DGEMN - Direcção-Geral dos Edifícios e Monumento Nacionais;
  • Organismos de Turismo; Museus;
  • Galerias;
  • Editoras;
  • Gabinetes de Arqueologia;
  • Gabinetes de Arquitectura;
  • Gabinetes de Gestão Patrimonial;
  • Gabinetes de Gestão Cultural;
  • Gestão de Colecções de organismos públicos e privados;
  • Organização de exposições e de eventos culturais.


    Comentários

    Sem edição em 2007/2008
  • Dados Gerais

    Código Oficial: 871
    Sigla: HA
    Tipo de curso/ciclo de estudos: Licenciatura
    Início: 1975/1976
    Fim: 2008/2009
    Duração: 4 Anos
    Recomendar Página Voltar ao Topo
    Copyright 1996-2021 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
    Página gerada em: 2021-04-14 às 15:01:57 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais