Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > CIGH

Cursos

Curso Integrado de Estudos Pós-Graduados em Geografia Humana - Território e Desenvolvimento

InformaçãoO curso/CE não admite estudantes em 2008/2009.

Principais áreas de estudo da qualificação
Geografia Humana; Ordenamento do Território

Duração oficial do programa de estudos
A duração do Curso é a seguinte:

  • Pós-graduação – 2 semestres lectivos;
  • Mestrado – 2 semestres lectivos e 2 semestres de preparação da tese;
  • Doutoramento - 2 semestres lectivos e 8 semestres de preparação da tese.

    Requisitos de acesso
    São admitidos à candidatura à matrícula no curso os licenciados em Geografia com a classificação final mínima de 14 valores.
    Excepcionalmente, em casos devidamente justificados, e de acordo com a apreciação da comissão coordenadora do curso, poderão ser admitidos licenciados com uma classificação inferior a 14 valores, desde que o respectivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base.

    Descrição do Curso
    Linhas directoras e Fundamentos do Curso A formação pós-graduada e o conhecimento especializado têm constituído desafios essenciais e insistentes ao sistema de ensino, na medida em que é cada vez mais necessário potenciar a investigação fundamental sem perder de vista aquelas que são as grandes transformações do território, a capacidade de contribuir para essa transformação e para, simultaneamente, alargar os níveis de formação a grupos mais amplos.
    Os propósitos do curso integrado de estudos pós-graduados em Geografia Humana - Território e Desenvolvimento, assentam em três componentes básicas: a formação especializada, a actualização de conhecimentos e a valorização profissional, dos Licenciados ou Mestres em Geografia, em Sociologia, em Antropologia, em Arquitectura e noutras áreas do conhecimento, em especial no domínio das Ciências Sociais e Humanas
    Os cursos estão organizados de forma que seja possível adquirir, simultaneamente, conhecimentos aprofundados, maturidade científica, experiências e capacidade de avaliação técnicas, apoio e referenciais de excelência profissional em diferentes domínios tanto na docência como na investigação fundamental ou nos trabalhos de aplicação. O mote que inspira o curso prende-se com a importância de continuar a pensar o território aumentando o conhecimento disponível, diversificando as formas de proceder à actualização desse conhecimento, testando e explicitando os modelos explicativos e analisando as metodologias de diagnóstico e de intervenção. Simultaneamente, o sentido de utilidade que atravessa a atitude científica, a consciência da mudança e das constantemente renovadas dinâmicas que são imprimidas aos processos de base territorial, promovem de forma particularmente enérgica o planeamento como opção central da vivência contemporânea, vector essencial de orientação do futuro colectivo e de promoção dos valores individuais. Numa época em que a maioria das pessoas e das actividades se concentram em espaço urbano, quando as áreas rurais e de montanha se vão rapidamente despovoando ou quando a facilidade de deslocação e de inter-relação atingem proporções absolutamente essenciais, estão abertos vastos campos de estudo que justificam continuar a promover análises e investigações aprofundadas no âmbito do território e do desenvolvimento.


    Informações

    Estrutura
    O Curso de Especialização compreende uma parte curricular, com disciplinas distribuídas por dois semestres, correspondendo a uma duração total de um ano.
    O Curso de Mestrado compreende uma parte curricular, com disciplinas distribuídas por dois semestres, e a elaboração de uma dissertação de mestrado, durante um período idêntico de dois semestres, correspondendo a uma duração total de dois anos.
    O Curso de Doutoramento compreende uma parte curricular, com disciplinas distribuídas por quatro semestres, e a elaboração de uma tese de doutoramento, durante um período de seis semestres, correspondendo globalmente a uma duração de cinco anos. O grau de doutor será conferido mediante aprovação em provas públicas de defesa da tese.
    A organização dos cursos requer por parte dos alunos assiduidade na frequência dos seminários bem como na participação em actividades científicas.

    Estatuto profissional
    Os graduados deste curso poderão desenvolver actividades profissionais nas seguintes áreas:

  • Ensino da geografia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário;
  • Ensino universitário;
  • Actividades em instituições de planeamento e ordenamento do território;
  • Autarquias
  • Investigação.


    Comentários

    Sem edição a partir de 2007/2008
  • Dados Gerais

    Código Oficial: 3408
    Sigla: CIGH
    Tipo de curso/ciclo de estudos: Doutoramento
    Início: 2002/2003
    Fim: 2008/2009
    Duração: 5 Anos

    Planos de Estudos

    Recomendar Página Voltar ao Topo
    Copyright 1996-2021 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
    Página gerada em: 2021-08-03 às 09:03:34 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais