Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > Doutoramento > CIEA

Cursos

Curso Integrado de Estudos Pós-Graduados em Estudos Asiáticos

InformaçãoO curso/CE não admite estudantes em 2008/2009.

Principais áreas de estudo da qualificação
Ásia, Cooperação e Desenvolvimento, Estruturas Económicas, Demográficas, Sociais e Culturais, Globalização

Duração oficial do programa de estudos
Curso de Especialização: 1 ano
Curso de Mestrado: 2 anos
Doutoramento: 5 anos

Requisitos de acesso
Licenciatura em qualquer área científica, ou grau estrangeiro legalmente equivalente com a classificação igual ou superior a 14 valores, ou ainda com classificação inferior a 14 valores, desde que demonstre uma adequada preparação científica de base.

Descrição do Curso
O Curso Integrado de Estudos Pós-Graduados em Estudos Asiáticos oferece um programa interdisciplinar de especialização, mestrado e doutoramento dirigido ao estudo da história, cultura, património, religiões, geografia, ambiente, política e sociedades asiáticas. O curso integra vários domínios de investigação, cruzando passado e presente, e procura convocar novos paradigmas metodológicos e epistemológicos. Apesar da sua pluralidade, história e rico património cultural, o mundo asiático foi estudado longamente nos meios universitários europeus a partir de uma perspectiva orientalista associando «superioridades» eurocêntricas e fascinados exotismos que, ainda hoje, marcam parte significativa dos estudos asiáticos ocidentais.
Neste curso procura-se ultrapassar os prejuízos científicos e culturais dos ideários do orientalismo para perseguir a especificidade e as identidades dos espaços asiáticos, estudando ecologias e ambientes, histórias e patrimónios, tanto como sistemas políticos, estruturas demográficas, sociais e políticas ou programas e debates sobre o desenvolvimento e a contribuição asiática no processo de globalização. Esta abordagem interdisciplinar não esquecerá a demorada presença colonial portuguesa em vários territórios e enclaves asiáticos que, da Índia a Timor Leste, se pretende reavaliar com novas metodologias e problemáticas. Finalmente, o curso apresenta aos investigadores a possibilidade de optar pelo estudo de várias línguas asiáticas, concorrendo para a aventura da renovação dos estudos asiáticos em Portugal.

Estrutura
O Curso de Especialização compreende uma parte curricular, com disciplinas distribuídas por dois semestres, correspondendo a uma duração total de um ano. O Curso de Mestrado compreende uma parte curricular, com disciplinas distribuídas por dois semestres, e a elaboração de uma dissertação de mestrado, durante um período idêntico de dois semestres, correspondendo a uma duração total de dois anos. O Curso de Doutoramento compreende uma parte curricular, com disciplinas distribuídas por quatro semestres, e a elaboração de uma tese de doutoramento, durante um período de seis semestres, correspondendo globalmente a uma duração de cinco anos. O grau de doutor será conferido mediante aprovação em provas públicas de defesa da tese.

Estatuto profissional
Os graduados deste curso poderão desenvolver actividades nas seguintes áreas:

  • Cooperação com Ásia (desenvolvimento, ensino, saúde, investigação, etc.);
  • Formação de quadros técnicos especializados, nomeadamente em Organizações Não-governamentais;
  • Docência;
  • Investigação.


    Comentários

    Sem edição a partir de 2007/2008
  • Dados Gerais

    Código Oficial: 3252
    Sigla: CIEA
    Tipo de curso/ciclo de estudos: Doutoramento
    Início: 2003/2004
    Fim: 2009/2010
    Duração: 5 Anos

    Planos de Estudos

    Recomendar Página Voltar ao Topo
    Copyright 1996-2021 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
    Página gerada em: 2021-05-15 às 01:08:39 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais