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Cursos

Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas


Imagem com citação de Albert Einstein, Físico teórico alemão:

A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) acreditou o ciclo de estudos com condições (ver aqui os documentos).
Consultar os Documentos Oficiais do Ciclo de Estudos.


O Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas é um mestrado acreditado pela A3ES na área científica de Ciências da Comunicação. São necessários 120 ECTS para a obtenção do grau de Mestre.

O Mestrado proporciona uma formação avançada em áreas relacionadas com Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas, dirigida a quem pretenda seguir uma carreira profissional ou de investigador nessa área. De entre os seus principais objetivos, destacam-se os seguintes:
  • Proporcionar formação pós­graduada em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas, segundo um modelo que conjuga o ensino/aprendizagem das matérias lecionadas com uma vertente que se destina a dotar os estudantes de ferramentas teóricas e práticas que orientem experiências profissionais;
  • Fomentar a prática da investigação em Comunicação e Indústrias Criativas, incentivando a autonomia do estudante no seu percurso académico e profissional;
  • Preparar profissionais com um sólido conhecimento que potencie a criação de valor nas indústrias e produtos criativos e culturais;
  • Sensibilizar para a importância da propriedade intelectual como ativo estratégico das organizações na elaboração de conteúdos, produtos e marcas criativas;
  • Identificar e analisar fatores críticos de sucesso no setor criativo, nomeadamente ao nível das estratégias de comunicação, papel da comunicação, media, marketing, modelos de negócio, empreendedorismo, elaboração de projectos e planos de negócio e boas práticas de gestão.

Competências Profissionais

O Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas foi estruturado de modo a potenciar a aquisição das  seguintes competências:
  • Sólida formação teórica no campo das Ciências da Comunicação e Ciências Empresariais aplicadas ao campo transversal das Indústrias Criativas;
  • A capacidade de produzir Dissertações, Relatórios de Estágio e de Projeto, bem como outros estudos académicos e de mercado, assentes na discussão e na prática contemporânea do seu campo de atuação;
  • Capacidade de participar em programas de investigação teórica e aplicada, tanto na sua área de especialidade como nas de interface entre as Ciências da Comunicação e as Indústrias Criativas;
  • Competências para a comunicação científica e para práticas aplicadas a profissões e projetos no âmbito das Ciências da Comunicação e das Indústrias Criativas;
  • Competências científicas, técnicas e relacionais que potenciem a atitude empreendedora – e intra­ empreendedora – na criação de negócios e projetos criativos que contribuam para o desenvolvimento regional e nacional num contexto global.
 

Saídas Profissionais

  • Atividades de gestão, marketing, direção, produção, criação e outras em empresas da área das indústrias criativas, incluindo setores relacionados com os media e comunicação.
  • Cargos em atividades criativas, incluindo trabalho freelancing, empresário por conta própria e empregado em pequenas, médias e grandes empresas associadas a trabalho criativo, desempenhando cargos nomeadamente em vá rias áreas nas indústrias de media, da edição, música e audiovisual em produção, design de som, televisão e cinema, rádio e produção online, multimedia, agências digitais, consultoras.
  • Cargos em entidades governamentais ,organizações sem fins lucrativos, entidades culturais, museus, galerias; e também em outras empresas e organizações privadas e públicas que tenham a criatividade como elemento central da criação de valor.
  • Preparação para investigação doutoral em cultura, comunicação, media, negó cios, projetos em indústrias criativas e organizações dependentes de trabalho criativo.

Informações

 Para mais informações ver:
Página do Candidato | Portal Académico

  Calendário de candidaturas e n.º de vagas
  Valor Propina
  Requisitos de acesso - Podem concorrer ao Mestrado estudantes que possuam uma das seguintes condições:
  1. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, nas áreas das Ciências da Comunicação, Ciência da Informação, Filosofia, Gestão, Economia e de outras áreas afins das Humanidades e Ciências
  2. Titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º Ciclo organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo (nas áreas referidas em 1);
  3. Titulares de grau académico superior estrangeiro, reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de º pelo órgão estatutariamente competente da FLUP.
  4. Detentores de currículo académico, científico ou profissional reconhecido pela CC, atestando capacidade para a realização do CE.
  Duração: 2 semestres letivos seguidos de um ano dedicado à elaboração uma Dissertação, de um Estágio ou da realização de um Projeto.


Contactos

Para questões científicas e académicas - contactar a direção do curso: mcgic@letras.up.pt
Para questões administrativas - contactar o Serviço de Gestão Académica: sga@letras.up.pt
Para estudantes de mobilidade internacional - contactar o Serviço de Relações Internacionais: sri@letras.up.pt

Dados Gerais

Código Oficial: M963
Diretor: João Faustino
Sigla: MCGIC
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2017/2018
Duração: 2 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

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