Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > MELCI

Cursos

Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes

Imagem com citação de Almada Negreiros:

A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) acreditou o ciclo de estudos sem condições (ver aqui os documentos).
Consultar os Documentos Oficiais do Ciclo de Estudos.



O Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes propõe o estudo avançado do discurso literário privilegiando perspectivas de carácter intercultural e interartístico. Estruturado em dois Ramos de Conhecimento – Ramo de Estudos Românicos e Clássicos e Ramo de Estudos Comparatistas e Relações Interculturais –, oferece grande diversidade de perspetivas especializadas, que o/a Estudante pode adotar a seu gosto segundo várias modalidades e combinações curriculares. Esta oferta formativa tem como objeto as Literaturas Românicas e Clássicas, com destaque para a Literatura Portuguesa e as Literaturas de Língua Portuguesa, as Culturas Ibéricas em geral, a Literatura Francesa e as Literaturas Francófonas.

Objetivos

Aquisição de competências teóricas e críticas adequadas ao exercício de profissões no âmbito da mediação cultural, nas quais a Literatura é, por norma, articulada com outras linguagens artísticas; produção de discurso crítico tendo como objecto as práticas de carácter literário nas suas relações com diferentes contextos culturais e interartísticos; aquisição de competências teóricas e técnicas do âmbito da investigação científica nas áreas de formação privilegiadas pelo/a Estudante, tendo em vista a eventual prossecução de estudos de 3º ciclo no campo dos Estudos Românicos, dos Estudos Clássicos e da Literatura Comparada.

Saídas Profissionais

  • Mediação e dinamização cultural;
  • Atividade editorial;
  • Prossecução de estudos de 3º ciclo no campo da programação cultural, ou outros;
  • Investigação científica

Informações

Para mais informações ver:
Página do Candidato | Portal Académico

  Calendário de candidaturas e n.º de vagas
  Propinas
   Número mínimo de estudantes: 10
  Requisitos de acesso: licenciatura ou curriculum relevante

Ciclo de Estudos reconhecido ao abrigo do artigo 54º do Estatuto da Carreira Docente, regulamentado pela Portaria nº334/2008, de 30/04, para os grupos: 200, 210, 220, 300, 320, 330, 340, 350 (Despacho de 9 de fevereiro de 2018).Com efeitos apenas ao nível da progressão na carreira docente e não ao nível da obtenção da qualificação para a docência.

Comentários


Contactos

Para questões científicas e académicas - contactar a direção do curso: melci@letras.up.pt
Para questões administrativas - contactar o Serviço de Gestão Académica: sga@letras.up.pt
Para estudantes de mobilidade internacional - contactar o Serviço de Relações Internacionais: sri@letras.up.pt

Dados Gerais

Código Oficial: 9655
Diretor: Maria de Fátima Outeirinho
Sigla: MELCI
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2007/2008
Duração: 2 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes - Especialização em Estudos Comparatistas e Relações Interculturais (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes - Especialização em Estudos Românicos e Clássicos (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes - Especialização em Estudos Comparatistas e Relações Interculturais (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes - Especialização em Estudos Românicos e Clássicos (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

  • Crítica Literária
  • Estudos Culturais
  • Estudos Culturais - Clássicos
  • Literatura
  • Literatura Comparada
  • Todas as classificações
Recomendar Página Voltar ao Topo