O MEH responde ao regime jurídico da habilitação profissional para a docência, publicado pelo DL 79/2014 nomeadamente, o artigo 7º no que diz respeito às componentes de formação; os artº 9º, 10º, 11º e 12º relativos à formação na área educacional geral, didáticas específicas, iniciação à prática profissional e formação na área cultural, social e ética; e os artigos 15º e 16º no referente às estruturas curriculares e o artigo 17.º e 18.º- Capítulo V.
Objetivos
Como Mestrado profissionalizante de Ensino em História procura preparar os futuros docentes para a lecionação da disciplina de História no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário. No secundário, face à possibilidade de lecionar História A, História B, História da Cultura e das Artes, procurou-se estruturar um curriculo que fosse complementar de conteúdos e competências obtidas na licenciatura. É vísivel a inscrição de UC's de âmbito especificamente económico, perspetivando a História B dos cursos de Economia e Gestão, mas também a História da Cultura e das Artes para a área específica do secundário.
Estas particularidades procuram distinguir o nosso projeto educativo, inscrevendo também nas Didáticas condições para os estudantes prepararem recursos específicos para estas vertentes.
Competências Profissionais
- Compreender aprofundadamente os conhecimentos históricos necessários para uma lecionação competente dos conteúdos programáticos do ensino básico e secundário.
- Conhecer de forma particular os conteúdos de História da Cultura e das Artes e ter a capacidade de adequar a lecionação ao público específico que frequenta esses cursos.
- Reconhecer a especificidade do tratamento da História B nos cursos destinados a economia e gestão.
- Dominar técnicas didáticas que permitam uma diversificação das práticas de ensino.
- Compreender o papel da História nos Projetos Educativos de qualquer Escola, tendo em vista a efetiva inclusão da comunidade educativa na herança multifacetada do espaço onde está inserida.
- Alargar horizontes profissionais onde o conteúdo histórico seja fulcral mas onde, por via do empreendedorismo, seja possível aproveitar as competências adquiridas tendo em vista alternativas à função docente.
Saídas Profissionais
- Professores de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Grupo 400).
- Docentes de História A, História B e História da Cultura e das Artes, disciplinas do Ensino Secundário.
- Formadores de Cursos Profissionais em áreas compatíveis com a sua formação. Serviços Educativos de instituições/entidades que tenham atividades com/para alunos dos vários graus de ensino.
- Ofertas turísticas que envolvam conhecimentos de História, de História Local e competências didáticas.
- Empreendedorismo na área da oferta turística, património histórico, centros históricos, publicações, exposições, produção de catálogos ou simples flyers promocionais.
Informações
Para mais informações ver:
Página do Candidato |
Portal Académico
Comentários
Iniciação à Prática Profissional – Estágio Pedagógico A Direção do Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário informa o seguinte:
- Os candidatos à realização da Iniciação à Prática Profissional, componente estágio, no próximo ano letivo, devem manifestar essa intenção, até dia 30 de junho, enviando um email para meh@letras.up.pt, fornecendo os seguintes dados: nome, número de estudante, contacto móvel, endereço de correio eletrónico preferencial, indicação de que pretende realizar estágio no ano letivo seguinte.
- A Direção do Mestrado procederá à listagem de todos os candidatos que manifestaram interesse na realização de estágio pedagógico nos estabelecimentos de Ensino Básico e Secundário com protocolo com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A manifestação desta intenção fora do prazo estabelecido coloca os candidatos como supranumerários.
- No seguimento do ponto anterior, os candidatos serão contactados via email pela Direção do Mestrado, sendo-lhes dadas orientações de como devem proceder à manifestação ordenada de preferências relativamente aos núcleos de estágio disponíveis.
- Esta informação, depois de coligida, será encaminhada pela Direção do Mestrado para o Serviço de Gestão Académica.
- A seriação dos candidatos obedece aos seguintes critérios: a) média das classificações obtidas nas unidades curriculares do 1.º ano de Mestrado (incluindo as unidades curriculares em que o estudante tenha obtido classificação negativa ou aquelas em que não se tenha submetido a avaliação); b) em caso de empate, emprega-se o cálculo da média ponderada das classificações das unidades curriculares, com um peso de 50% atribuído à área científica da Didática. A Direção do Mestrado poderá considerar outros elementos de seriação dos candidatos, caso se justifique.
- A Direção do Mestrado reserva-se o direito de realizar a colocação dos candidatos nos diversos núcleos de estágio, respeitando o número de elementos que decorre do acordo com os orientadores cooperantes e com as direções das escolas.
Contactos
Para questões científicas e académicas - contactar a direção do curso:
meh@letras.up.pt
Para questões administrativas - contactar o Serviço de Gestão Académica:
sga@letras.up.pt
Para estudantes de mobilidade internacional - contactar o Serviço de Relações Internacionais:
sri@letras.up.pt