Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > Doutoramento > DEP

Cursos

3º Ciclo em Estudos do Património


Imagem com citação de Marc Guillaume, Economista francês:

A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) acreditou o ciclo de estudos sem condições (ver aqui os documentos).
Consultar os Documentos Oficiais do Ciclo de Estudos.

O Doutoramento tem a duração de seis semestres, devendo os Estudantes frequentar nos dois primeiros uma componente curricular denominada «Curso de Doutoramento» (não conferente de grau), composta por: um Seminário - Teoria e Gestão Integrada do Património Cultural (20 ECTS) - comum às três especialidades, relevante pelos conteúdos abrangentes que facilitam a leitura global e a atualização das problemáticas em Ciências do Património; uma UC (1o semestre) - Preparação de Tese I - , já com especificação por especialidade, destinada a delinear a investigação conducente à tese, que virá a ser mais aprofundada no 2o semestre - Preparação de Tese II -, por forma a que no final deste primeiro ano o Estudante tenha construída a sua proposta de trabalho, a submeter à apreciação de um júri, que determinará se tem condições para prosseguir.

No início do segundo ano, o Estudante deve inscrever a sua tese no Registo Nacional de Tese de Doutoramento da Direção-Geral de Estatística da Educação e Ciência, após confirmação do Orientador por parte do Conselho Científico da FLUP, que o acompanhará no desenvolvimento da investigação pertinente ao projeto e redação da tese – UC bianual Tese.


A Faculdade de Letras e os docentes do Curso têm um elenco consolidado de contactos/protocolos com Universidades e Instituições de tutela do Património nacionais e estrangeiras. Nas últimas décadas o Departamento de Ciências e Técnicas do Património tem formado doutores oriundos do país e do alargado conjunto de países da CPLP.


Objetivos

O 3º. ciclo em Estudos do Património tem como objetivos:
  1. Proporcionar formação avançada no domínio dos Estudos do Património, designadamente nas áreas de especialidade da Arqueologia, História da Arte e Museologia, promovendo a renovação do saber e as sinergias entre programas de especialização com longa tradição de docência na FLUP;
  2. Reforçar a coesão da formação avançada dentro do DCTP e fomentar a interdisciplinaridade, para que a investigação, a redação e a defesa da tese sejam inovadoras e reflitam de modo crítico as problemáticas transversais ao Património nas vertentes de estudo.

Áreas de Especialização

Arqueologia | História da Arte | Museologia

Competências Profissionais

O que os estudantes podem esperar de nós:

  1. Uma sólida formação teórica no campo da Herança Cultural em geral e especialmente no seu ramo de especialidade;
  2. Capacidades e longa experiência de liderar programas de investigação, tanto na sua área de especialidade como nas de interface entre a Arqueologia, a História da Arte e a Museologia;
  3. Competências para a comunicação científica e o exercício da docência no ensino superior e em outra formação avançada;
  4. Competências para desempenhar cargos de consultoria em instituições, empresas e outros organismos públicos e privados na área dos Estudos do Património.

Informações

Para mais informações ver:
Página do Candidato | Portal Académico

BOLSAS DE DOUTORAMENTO 2020/2021
  Calendário de candidaturas e n.º de vagas
  Propinas
  Requisitos de acesso - Os candidatos serão selecionados pela Comissão Científica do ciclo de estudos, tendo em conta os seguintes parâmetros:
  1. Curriculum académico;
  2. Curriculum científico;
  3. Curriculum profissional;
  4. Objetivos e motivação para a frequência do programa;
  5. Entrevista.

 

Ciclo de Estudos reconhecido ao abrigo do artigo 54º do Estatuto da Carreira Docente, regulamentado pela Portaria nº334/2008, de 30/04, para os grupos: 200, 400 e 600 (Despacho de 30 de outubro de 2017 com efeitos a partir de 01-01-2018).Com efeitos apenas ao nível da progressão na carreira docente e não ao nível da obtenção da qualificação para a docência.

 




Comentários


Contactos

Para questões científicas e académicas - contactar a direção do curso (Prof.ª Doutora Lúcia Rosas): dep@letras.up.pt  
Para questões administrativas - contactar o Serviço de Gestão Académica: sga@letras.up.pt
Para estudantes de mobilidade internacional - contactar o Serviço de Relações Internacionais: sri@letras.up.pt

Dados Gerais

Código Oficial: 5891
Diretor: Lúcia Rosas
Sigla: DEP
Grau Académico: Doutor
Tipo de curso/ciclo de estudos: Doutoramento
Início: 2016/2017
Duração: 3 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • 3º Ciclo em Estudos do Património - Arqueologia (180 Créditos ECTS)
  • 3º Ciclo em Estudos do Património - Museologia (180 Créditos ECTS)
  • 3º Ciclo em Estudos do Património - História da Arte (180 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Estudos de Património - Museologia (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Estudos de Património - História da Arte (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Estudos de Património - Arqueologia (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo