Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > Curso ou Formação livre > ITDCI

Cursos

Interculturalismo e o teatro-dança clássico da India


Interculturalismo

Objetivos

- Estudar as origens documentadas do Interculturalismo no âmbito teatral, e seus personagens seminais (Gordon Craig, Ruth Saint-Denis, W.B.Yeats, Vaslav Nijinski e outros) e os criadores ao longo do século XX que se dedicaram, de alguma maneira, a processos interculturais (Vsevolod Meyerhold, Bertolt Brecht, Jerzy Grotowski e outros) ou refletiram sobre este universo (Antonin Artaud) e os representantes contemporâneos do Interculturalismo teatral e seus críticos (Richard schechner, Rustom Bharucha, Eugênio Barba, Peter brook, Ariane Mnouchkine e outros).

- Reconhecer o Interculturalismo como fenômeno cultural global com suas idiossincrasias históricas e regionais.

- Identificar os princípios (técnicos, estéticos, formativos, históricos, éticos, etc.) que regem as formas de teatro-dança clássico da Índia e sesu estilos reconhecidos como clássicos.

- Analisar o estilo Kathakali, teatro masculino do estado de Kerala, no sul da Índia. Sua estrutura linguística e expressiva é muito di´datica sobre os princípios milenares fundantes da arte cênica da Índia definidos pelo Natya Shastra, o livro que codificou há quase dois mil anos atrás a linguagem teatral da Índia.

- Refletir sobre a contemporaneidade das formas artíticas definidas como “clássicas” ou “tradicionais” e como elas dialogam com as linguagens de hoje.

- Analisar, com o auxílio de vídeos, os elementos compositivos de espetáculos teatrais que se definem (ou são definidos) como interculturais. Debater sobre estes elementos e relacionar com a realidade multicultural que atravessamos.


CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:

O teatro contemporâneo O teatro contemporâneo parece ter incorporado a interculturalidade como fator natural à sua elaboração. Inúmeros encenadores “visitam” tradições teatrais – e não teatrais também - de países orientais e dialogam com elas de maneiras diversas. A questão se faz profunda por não possuir unicamente um fundo estético e comprometer equilíbrios culturais e sociais por vezes bastante delicados. As dificuldades no campo intercultural se apresentam em seus níveis mais básicos. Por exemplo, a simples definição do que seja “cultura” já oferece um terreno reflexivo extenso, bem como o que distingue uma cultura da outra.  A questão reclama muitas interdisciplinaridades.

Alguns defensores do teatro intercultural argumentam que trocas deste tipo sempre foram feitas e com consequências benéficas, levando a cabo desenvolvimentos importantes na arte teatral. Mas a história da humanidade nos conta que as circunstâncias históricas definem as características e os fundamentos destas trocas.  O momento historico atual noS impõe a reflexão sobre todos os tipos de diversidades, bem como as multiculturalidades, interculturalidades e transculturalidades.

Gordon craig e as formas de teatro clássico da índia (em especial o estilo Kathakali, do sul da Índia) nos ajudarão a refletir – por vezes na prática – o que significam estes diálogos e suas dificuldades objetivas nÃo apenas nas artes, mas também na sociedade contemporânea.

O diretor teatral inglês Edward Gordon Craig manteve correspondência com o historiador cingal~es Ananda Coomaraswamy acerca da criação do Übermarionete, que craig preconizava dever substituir o ator vivo, cuja suscetibilidade emotiva nao o predispunha a um trabalho “realmente artítico”. Craig, no texto em que descreve pela primeira vez sua famosa alegoria, afirma que este seu Übermarionete teria nascido às margens do Ganges. Nas cartas que troca com o historiador, um especialista em arte indiana, se revela o desconhecimento de Gordon Craig sob aspectos básicos da cultura da Índia.

Rustom Bharucha, professor da Univ

Rustom Bharucha, professor da universidade de Nova Delhi, define esta troca de cartas como sendo o primeiro registro de interculturalismo na história teatral. O próprio Bharucha, em meados do século XX, passará por uma experiência muito similar a esta, em sua troca de cartas com o antropólogo americano Richard Schechner, onde verá se repetir consigo mesmo a contenda de Craig  e Coomaraswamy.

Há mais de um século que o Interculturalismo faz parte da cultura global. E ainda assim, o fenômeno ocorrido entre Gordon Craig e Coomaraswamy e, mais tarde, entre Bharucha e Schechner, se repete com uma frequência perturbadora. O Interculturalismo ainda é um caminho reflexivo que pode levar a perplexidades e dificuldades no ato humano básico de dialogar.


Informações

  • Formador: Almir Ribeiro - almir.ribeiro.usp@gmail.com
  • Destinatários: Estudantes e pesquisadores das áreas das artes em geral: literatura, teatro, dança, linguística, etc. 
  • Calendário: 23 outubro a 27 novembro 2018 - CANCELADO
  • Horário: 3ª e 5ª feiras da 19h30 às 22h00
  • Carga Horária: 25 horas
  • Propina:
    • Público em geral (inclui seguro escolar) - 167¤
    • Comunidade U.Porto:
      • Estudantes - 115¤
      • Ex-estudantes e funcionários (inclui seguro escolar)- 117¤
(A estes valores acresce uma taxa de candidatura no valor de 15¤)
Toda a informação sobre PROPINAS

CANDIDATURA: Até 09.10.2018
Toda a informação sobre a CANDIDATURA:

MATRÍCULA + PAGAMENTO:
de 12 a 15.10.2018
Todos os passos para realização da MATRÍCULA

Comentários

Ao candidatar-me a este curso, declaro que tomei conhecimento dos Procedimentos Internos da Educação Contínua da FLUP.

Contactos

Unidade de Educação Contínua (Serviço de Gestão Académica)
Email: uec@letras.up.pt
Horário Atendimento:
De segunda a quinta-feira, entre as 10h00 e as 16h00.

Subscreva aqui a nossa newsletter
e esteja sempre informado!

Dados Gerais

Docente Responsável: Fátima Vieira
Sigla: ITDCI
Tipo de curso/ciclo de estudos: Curso ou Formação livre
Início: 2018/2019
Duração: 30 Horas

Planos de Estudos

Diplomas

  • Interculturalismo e o teatro-dança clássico da India ( Unidades curriculares)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-03-25 às 22:49:21 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais