Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > Especialização > E_CCV

Cursos

Especialização em Cinema e Cultura Visual

Ingles_A1

Destinatários:

Detentor de uma Licenciatura ou Mestrado ou de experiência profissional relevante sujeita a avaliação curricular no processo de seleção e seriação.

Para a frequência das Unidades Curriculares de História e Teoria do Cinema e de Crítica e Análise de Cinema é necessária a boa compreensão da Língua Inglesa. 


Duração do curso:
1620 horas das quais 520h são de contacto.

Créditos: 60 ECTS


Calendário:
15 outubro de 2018 a 24 maio de 2019

Horário Laboral: 2ª a 6ª feira - veja aqui


Propina:
1.250¤00


Candidaturas: até 21 setembro de 2018.

Para se candidatar, selecione, a opção do menu lateral direito, "Candidaturas de ingresso".


Matrícula + Pagamento: até 07 outubro de 2018.

Todos os passos para realização da MATRÍCULA

Objetivos

- Conhecer diversos meios de expressão da imagem, relacionando-os à luz de uma reflexão integrada na cultura visual em perspetivas de longa duração.

- Desenvolver um olhar informado, crítico e analítico sobre imagens e as suas linguagens em perspetivas sincrónicas e diacrónicas.

- Desenvolver perspetivas críticas e reflexivas sobre os mecanismos de produção, apreensão e compreensão das imagens em diferentes meios e nas suas relações intermediais confrontando-as com sustentação teórica.

- Confrontar diferentes possibilidades de abordar o cinema e as imagens dentro de uma perspetiva crítica, reflexiva e multidisciplinar orientada pelos estudos em cultura visual.

- Compreender o desenvolvimento e transformações do cinema e da produção teórica a ele associada numa perspetiva diacrónica e nas suas múltiplas relações com outros meios de comunicação e de expressão artística.

- Analisar o desenvolvimento da linguagem do cinema, dos seus códigos narrativos e das estruturas de significação das suas imagens tendo por base várias metodologias e abordagens.

- Conhecer e analisar o desenvolvimento e transformações do cinema de animação e dos seus aspetos técnicos, formais e narrativos numa perspetiva diacrónica.

- Compreender e analisar as relações do cinema e da imagem em movimento com as práticas artísticas contemporâneas.

- Conhecer e analisar o desenvolvimento e transformações da banda desenhada e dos seus aspetos técnicos, formais e narrativos numa perspetiva diacrónica.

- Problematizar e analisar a utilização do cinema em contexto educativo.

- Conhecer, experimentar e desenvolver narrativas e storytelling em novos meios digitais.

- Desenvolver um projeto teórico-prático em cinema e cultura visual. 

- Desenvolver e incrementar a literacia visual, fílmica, histórica e artística dos estudantes e a sua autonomia reflexiva nas áreas de conhecimento e de atuação da formação.

Informações

Unidades de Formação:

História e Teoria do Cinema

Cultura Visual e Antropologia da Imagem

Literacia Visual e Intermedialidade

Cinema de Animação

Laboratório de Storytelling Digital

Crítica e Análise de Cinema

Cinema e Educação Histórica

Imagem em Movimento nas Práticas Artísticas

Banda Desenhada

Projeto em Cinema e Cultura Visual


Comentários

Informam-se todos os interessados que, de acordo com o DL 63/2016, de 13 de setembro, “as instituições de ensino superior podem creditar a formação realizada no âmbito de cursos não conferentes de grau ministrados em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiras, até ao limite de 50% do total de créditos do ciclo de estudos”.

Alerta-se, contudo, que o n3 do mesmo artigo refere que “nos ciclos de estudos conducentes aos graus de mestre e de doutor, os limites à creditação fixados pelos números anteriores referem-se, respetivamente, ao curso de mestrado mencionado na alínea a) da n. 1 do artigo 20. e ao curso de doutoramento mencionado no n9. 3 do artigo 31.”, isto é, apenas à componente curricular dos mesmos.

Assim, tomando como exemplo um mestrado com 120 créditos ECTS, dos quais 60 ECTS são referentes ao curso de mestrado (não conferente de grau) e os restantes 60 ECTS à dissertação, projeto ou estágio, a formação realizada no âmbito de um curso não conferente de grau num estabelecimento de ensino superior só pode ser creditada até ao limite de 50% dos 60 créditos ECIS do curso, ou seja, até 30 créditos ECTS, aplicando-se o mesmo relativamente aos doutoramentos.

Contactos

Serviço de Gestão Académica
Via Panorâmica, s/nº
4150-564 Porto
Email:sga@letras.up.pt
Horário Atendimento: 10h00 às 16h00

Dados Gerais

Docente Responsável: Lúcia Rosas
Sigla: E_CCV
Tipo de curso/ciclo de estudos: Especialização
Início: 2018/2019
Duração: 1 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Especialização em Cinema e Cultura Visual (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-10-21 às 07:43:13 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais