O curso fornecerá ferramentas para que o formando possa estabelecer uma prática pessoal de mindfulness formal e informal.
A formação introduzirá os conceitos e práticas de ensinar com mindfulness e ensinar mindfulness, e propõe-se demonstrar como uma presença mais atenta e consciente constitui, em si mesma, uma intervenção que acarretará impactos positivos na escola, em geral, e na sala de aula, em particular. Ao usar métodos que cultivam atenção, consciência, reflexão e trabalho colaborativo, o professor mais facilmente poderá promover o desenvolvimento dos alunos no plano académico, mas também ao nível do seu desenvolvimento pessoal e social.
O curso pretende também ser uma inspiração para potenciar a motivação dos professores e desenvolver um sentimento de partilha colaborativa, dimensão essencial nos atuais contextos de educação e de formação.
Programa
1. Mindfulness e Educação
1.1 O que é o mindfulness? (definição, origens e história);
1.2 A ciência do mindfulness;
1.3 Qual a relevância na escola dos dias de hoje?
1.4 Introdução à Prática da Meditação.
2. Mindfulness intrapessoal e interpessoal
2.1 As qualidades do professor mindful;
2.2 Prática de Meditação: cultivar a presença.
3. Mindfulness dos pensamentos
3.1 Estabelecer uma nova relação com os pensamentos;
3.2 Prática de Meditação: o observador.
4. Explorar as emoções
4.1 Emoções e neurociências;
4.2 Regulação emocional em crianças e adolescentes;
4.3 Prática de Meditação: espaço para respirar.
5. Cuidar de si para cuidar dos outros
5.1 Equilíbrio no dia-a-dia;
5.2 Prática: cultivar emoções positivas.
6. Mindfulness na comunicação
6.1 Os três componentes de uma comunicação consciente;
6.2 Prática: escuta atenta.
7. Mindfulness na sala de aula
7.1 Ingredientes para uma sala mindful;
7.2 Prática: o círculo de escuta.
Destinatários e Critérios de seleção:
1 – Professores e formadores com grau académico de nível superior;
2 – Licenciados em geral que não se inserem nos critérios anteriores.
Será atribuída pontuação (numa escala de 0 a 20 valores) às candidaturas de acordo com as seguintes características dos candidatos:
- Será dada prioridade aos professores e formadores com grau académico de nível superior (20 pontos). O critério de seriação será a classificação final obtida na licenciatura ou mestrado (opção mais favorável).
- Caso se verifiquem vagas sobrantes, serão aceites candidaturas de todos aqueles que demonstrem interesse pela área, preferencialmente com grau académico de nível superior (12 pontos) ou com frequência universitária (10 pontos).
Máximo - 15 formandos
IMPORTANTE: É crucial a presença na 1ª sessão do curso.
Subscreva aqui a nossa newsletter e esteja sempre informado! |
Docente Responsável: | Paulo Jorge Santos |
Sigla: | EC_MP |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Unidade de Formação Contínua |
Início: | 2017/2018 |
Duração: | 14 Horas |