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Literatura e Teatralidade: Estudos multiculturais

Int_Franc_A2

Objetivos

- Investigar a possibilidade de se encontrar uma teatralidade nos escritos destes autores e, ao buscar dinamizá-las, procurar entender seus atores e autores sobre diferentes pontos de vista.

- Encontrar nestes autores olhares utópicos (ou distópicos) escondidos em suas alegorias e, ao trazê-las à dinâmica, refletir sobre o alcance destas utopias.

- Problematizar a busca de novas linguagens – ou multilinguagens – que possam apontar com precisão os novos problemas colocados a partir da globalização e das novas correntes humanas.

- Investigar as multiculturalidades e seus discursos na realidade, não apenas os discursos escritos, mas os discursos da dinâmica, do movimento, sejam do sujeito ou de um grupo ou de uma comunidade. O que, de fato, estão a procurar?

Programa

- Princípios básicos para a teatralidade.

- A teatralidade no teatro. Elementos característicos.

- O discurso teatral. A escrita teatral. A escrita cênica.

- O discurso do ator, do encenador e do espectador/leitor.

- Análise de textos ficcionais onde o elemento teatral é estruturante para a própria linguagem da escrita.

- Relação entre o texto ficcional teatral e a dramaturgia.

- Leitura conjunta de textos de Kafka, Lispector e Tavares. Abre-se a possibilidade de se acolher alguma outra sugestão, mas os três autores escolhidos possuem teatralidades distintas e por isso podem ser bem representativos da relação entre ficção literária e teatro.

- Levantamento dos pontos onde a teatralidade assume caráter de alicerce para o desenvolvimento da escrita.

- Possibilidades de dinamização (encenação) de trechos exemplares deste processo nas obras destes autores.

- Análise das descobertas realizadas a partir das encenações. Que novos significados? Que vozes não escritas são ouvidas quando os personagens se movem e gesticulam?

- Proposta de ensaiar um pequeno trecho de algum texto escolhido para apresentação, com todos a trabalhar como atores/pesquisadores em cena.

- Preparação de uma reflexão com o público sobre o que foi apresentado, um relato da trajetória do curso e partilha de seus resultados a fim de estabelecer um diálogo, onde o caráter desigual dos participantes seja também um espelho da multiculturalidade sobre a qual o curso se proporá debruçar ao longo de seus 12 encontros.


Informações

  • Formador: Almir Ribeiro
  • Destinatários: 

    Estudantes e pesquisadores das áreas das artes em geral: literatura, teatro, dança, linguística, etc.

  • Calendário: 28 junho a 31 julho de 2018 - ~Cancelado
  • Horário: 3ª e 5ª feiras das 19h30 às 22h00
  • Carga Horária: 25 horas
  • Propina:
    • Público em geral (inclui seguro escolar) - 167¤
    • Comunidade U.Porto:
      • Estudantes - 115¤
      • Ex-estudantes e funcionários (inclui seguro escolar)- 117¤
(A estes valores acresce uma taxa de candidatura no valor de 15¤)
Toda a informação sobre PROPINAS

CANDIDATURA: até 14.06.2018
Toda a informação sobre a CANDIDATURA:

MATRÍCULA + PAGAMENTO:
de 18 a 21.06.2018
Todos os passos para realização da MATRÍCULA

Comentários

Ao candidatar-me a este curso, declaro que tomei conhecimento dos Procedimentos Internos da Educação Contínua da FLUP.

Contactos

Unidade de Educação Contínua (Serviço de Gestão Académica)
Email: uec@letras.up.pt
Horário Atendimento: 10h00 às 16h00

Dados Gerais

Docente Responsável: Fátima Vieira
Sigla: CL_LTEC
Tipo de curso/ciclo de estudos: Curso ou Formação livre
Início: 2017/2018
Duração: 25 Horas

Planos de Estudos

Diplomas

  • Literatura e Teatralidade: Estudos multiculturais ( Unidades curriculares)

Áreas Científicas Predominantes

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