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Edward Gordon Craig: A escrita da matéria e da visualidade

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Objetivos

-Refletir sobre as diferentes linguagens e em que medida perpassam a própria percepção da realidade que nos cerca.

- Buscar identificar que a transformação pensada por Gordon Craig faz parte de uma dinâmica inerente a todas as linguagens e da expressividade humana.

- Analisar o redimensionamento proposto por Gordon Craig para a linguagem teatral sob o viés humano, tendo em vista que o pensamento de Craig tem como uma de suas características o transbordamento do conceitual para o rol da experiência cotidiana. O redimensionamento da linguagem teatral implicaria em uma nova maneira de sgnificar a própria vida. Reconhecer estes pontos de contato entre teatro e experiência no mundo.

- Problematizar o percurso criativo de Gordon Craig com o seu momento histórico e com os movimentos artísticos com os quais conviveu e sofreu influências.

- Questionar o potencial holístico e até mesmo ecológico na utopia de Craig de uma composição (obra teatral) onde todos os seus componentes tem um valor, função e deveres absolutamente equânimes. Analisar sua criação de um Übermarionete enquanto símbolo de seu pensamento, e o potencial das criações simbólicas da linguagem.

- Problematizar a busca de novas linguagens – ou multilinguagens – que possam alcançar apontar com precisão os novos problemas colocados a partir da globalização e das novas correntes humanas.

- Investigar as multiculturalidades e seus discursos na realidade. Não apenas os discursos escritos, mas os discursos da dinâmica, do movimento, seja do sujeito ou de um grupo, ou de uma comunidade.


 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:

- Gordon Craig é reconhecido como o primeiro a conceber a visualidade cênica como uma escrita artística, independente e autônoma.

- A partir de Craig, a encenação teatral passa a ser entendida como uam forma de redação linguística e, assim, redimensionou todos os elementos da linguagem teatral, posicionando o texto escrito em um plano de igualdade aos outros componentes da cena.

- Gordon Craig define a visualidade como o elemento central ao teatro, elevando a plasticidade à posição de elemento compositivo. E, consequentemente, o conceito de matéria. Temos assim, uma nova composição da linguagem teatral nao mais baseada na “alma” dos atores, mas na materialidade terrenal que iguala humanos e objetos em sua qualidade mais básica, a matéria.

- Sobre esta materialidade, Gordon Craig baseará sua nova escrita, que findará por redefinir todo o teatro do século XX e a figura do encenador, como autor de uma escrita original, e dialogante com outras artes.

- O pensamento de Gordon Craig está implícito em quase todos os aspectos do teatro contemporâneo.

- Problematizar o potencial holístico humano e até mesmo ecológico na utopia de Craig.

- Definir e analisar sua criação de um Übermarionete enquanto símbolo de seu pensamento, e o potencial das criações de um übermarionete enquanto símbolo de seu pensamento, e o potencial das criações simbólicas da linguagem.

- Problematizar a busca de novas linguagens – ou multilinguagens – que possam alcançar apontar com precisão os novos problemas colocados a partir da globalização e das novas correntes humanas.

- Investigar as multiculturalidades e seus discursos na realidade. Não apenas os discursos escritos, mas os da dinâmica, do movimento, seja do sujeito ou de um grupo ou de uma comunidade.


Informações

  • Formador: Almir Ribeiro - almir.ribeiro.usp@gmail.com
  • Destinatários: Estudantes e pesquisadores das áreas das artes em geral: literatura, teatro, dança, linguística, etc. 
  • Calendário: 11 setembro a 18 outubro 2018 - CANCELADO
  • Horário: 3ª e 5ª feiras da 19h30 às 22h00
  • Carga Horária: 25 horas
  • Propina:
    • Público em geral (inclui seguro escolar) - 167¤
    • Comunidade U.Porto:
      • Estudantes - 115¤
      • Ex-estudantes e funcionários (inclui seguro escolar)- 117¤
(A estes valores acresce uma taxa de candidatura no valor de 15¤)
Toda a informação sobre PROPINAS

CANDIDATURA: Até 28.08.2018
Toda a informação sobre a CANDIDATURA:

MATRÍCULA + PAGAMENTO:
de 30.08 a 03.09.2018
Todos os passos para realização da MATRÍCULA

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Ao candidatar-me a este curso, declaro que tomei conhecimento dos Procedimentos Internos da Educação Contínua da FLUP.

Contactos

Unidade de Educação Contínua (Serviço de Gestão Académica)
Email: uec@letras.up.pt
Horário Atendimento:
De segunda a quinta-feira, entre as 10h00 e as 16h00.

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Dados Gerais

Docente Responsável: Fátima Vieira
Sigla: EC_EGC
Tipo de curso/ciclo de estudos: Curso ou Formação livre
Início: 2018/2019
Duração: 30 Horas

Planos de Estudos

Diplomas

  • Edward Gordon Craig: A escrita da matéria e da visualidade ( Unidades curriculares)

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