Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > MLIN

Cursos

Mestrado em Linguística

- Toda a informação administrativa em: http://web.letras.up.pt/sga -

O Mestrado em Linguística na Faculdade de Letras da Universidade do Porto teve o seu início no ano de 1994. Em 2007 adaptou-se ao Processo de Bolonha, com duas variantes; no ano letivo 2013-14 foi decidido criar um novo plano de estudos, em grande parte correspondendo ao da variante de Linguística Geral e Portuguesa do anterior, mas com alguma renovação que decorre da avaliação interna feita ao curso anterior e da oferta formativa atual. 

O 1º semestre e 2º semestres constituem o Curso de Especialização em Linguística (não conferente de grau). O grau de Mestre só é atribuído depois de concluído o 2º ano e depois de defendida uma dissertação original. O 1º semestre é constituído por UC obrigatórias, que correspondem às áreas centrais da Linguística. No 2º semestre há opções, de modo a dar aos estudantes a possibilidade de construir um perfil pessoal.

Consultar os Documentos Oficiais do Ciclo de Estudos.

A A3ES acreditou o ciclo de estudos sem condições: 


Objetivos

- Desenvolver capacidades metodológicas importantes em qualquer domínio científico e na Linguística em particular: a capacidade de observação dos dados linguísticos, de relacionação e de generalização, assim como de melhoria das capacidades de síntese e de reflexão crítica;

- especializar os estudantes em várias áreas da Linguística, dotando-os de competências de investigação nesta área;

- fornecer conhecimentos avançados em várias áreas da Linguística que habilitem os estudantes para o exercício de várias atividades profissionais relacionadas com a linguagem e as línguas.


Áreas de Especialização

Linguística Geral e Portuguesa.

Competências Profissionais

Um mestre em Linguística deve ser capaz de desenvolver investigação sobre a língua portuguesa e sobre outras línguas nos seus vários planos; desenvolver competências que lhes permitam desempenhar tarefas de consultoria linguística, colaborar na elaboração de gramáticas e dicionários, na tradução, revisão e edição de textos e colaborar em projetos, assim como produzir, individualmente ou em grupo, materiais de ensino de línguas e intervir ativamente na formação de professores.

Saídas Profissionais

Além da preparação de futuros investigadores em Linguística e a pertença a projetos nacionais e internacionais e eventos científicos, deve referir-se a formação de professores de línguas, a colaboração com editores que precisam de linguistas para o desenvolvimento de ferramentas para a elaboração e revisão de dicionários, gramáticas e manuais de ensino, instituições jurídicas interessadas na linguística forense e muitas outras possíveis aplicações dos conhecimentos em Linguística.



Informações

Número de vagas: Consultar informação aqui
Requisitos de acesso:
licenciatura ou equivalente
Critérios de Seleção dos candidatos:
os candidatos à matrícula no Curso serão selecionados pela respetiva Comissão Científica, tendo em consideração os seguintes critérios:

  • currículo académico
  • currículo científico
  • currículo profissional
  • entrevista.

NOTA: os candidatos poderão ser submetidos a provas académicas de seleção para a avaliação do seu nível de conhecimentos nas áreas científicas de base correspondentes ao C.E. . Das decisões da Comissão Científica sobre a seleção dos candidatos não cabe recurso, salvo quando baseado em vício de forma.

Todas as informações em: http://web.letras.up.pt/sga


Contactos

Para questões científicas e académicas - contactar a direção do curso: ml@letras.up.pt 
Para questões administrativas - contactar os Serviços de Gestão Académica: sga@letras.up.pt
Para estudantes de mobilidade internacional - contactar o Gabinete de Relações Internacionais: gri@letras.up.pt

Dados Gerais

Código Oficial: 9653
Diretor: Ana Maria Brito
Sigla: MLIN
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2015/2016
Duração: 2 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Linguística (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Linguística (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-04-23 às 23:55:16