Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > MHRIC

Cursos

Mestrado em História, Relações Internacionais e Cooperação

 - Toda a informação administrativa em: http://web.letras.up.pt/sga -

O MHRIC é um curso de pós-graduação de 2º Ciclo do sistema europeu de Ensino Superior, orientado para o aprofundamento da formação dos estudantes em Relações Internacionais e Estudos Políticos segundo uma pluralidade de perspetivas disciplinares e uma abordagem de cariz sócio-histórica.

A funcionar desde o ano letivo de 2007/2008, o MHRIC visa habilitar os estudantes com uma forte formação teórica e metodológica orientada para o desenvolvimento e concretização de projetos de investigação e/ou de prática profissional contextualizada nos domínios das Relações Internacionais, Cooperação e dos Estudos Políticos.

Atendendo à formação plural e às origens diversificadas dos estudantes que procuram este C.E., a oferta da formação do MHRIC é assumidamente multidisciplinar e carateriza-se por uma elevada abertura, no que concerne à composição e gestão do plano de estudos, por forma a adequar-se aos interesses formativos de cada estudante.

As áreas de conhecimento relacionadas com as diferentes unidades curriculares abrangem os domínios da História, Cooperação e Desenvolvimento, Educação, Estudos Culturais, Estudos Políticos, Direito, Filosofia, Literatura, Psicologia, Relações Internacionais e Sociologia. Fomenta-se ainda a especialização ao nível regional (Estudos de Área), nomeadamente com unidades curriculares específicas relativas a África, Brasil, América do Norte, Mundo Árabe e Médio Oriente, Europa, etc..

Esta natureza especialmente multidisciplinar do MHRIC, que o diferencia de grande parte das formações oferecidas nas mesmas áreas temáticas por outras universidades, é assegurada pela participação de docentes e investigadores que trabalham em distintos departamentos da Faculdade de Letras e noutras faculdades (Psicologia e Ciências da Educação e Direito) da Universidade do Porto. A equipa docente do MHRIC, envolvida em vários unidades e projetos de investigação à escala nacional e internacional, conta ainda com a colaboração de especialistas de várias universidades portuguesas e estrangeiras, designadamente espanholas, polacas, italianas, dinamarquesas, britânicas e brasileiras.

É neste quadro que o MHRIC organiza e se associa à realização todos os anos de vários eventos académicos, contando com a presença de destacados especialistas de vários países. Além daqueles que são organizados pela equipa docente, destaque-se a realização anual dos Colóquios de Jovens Investigadores em Relações Internacionais, cuja organização está habitualmente a cargo de mestres já formados no MHRIC, que reúnem a participação ativa dos estudantes do mestrado.


Consultar os Documentos Oficiais do Ciclo de Estudos.

A A3ES acreditou o ciclo de estudos sem condições:


Objetivos

O MHRIC tem como principais objetivos:

  • Proporcionar, no âmbito da Universidade do Porto, uma formação pós-graduada multidisciplinar nas áreas científicas associadas às relações internacionais e cooperação e aos estudos políticos;
  • Aprofundar o projeto formativo de cada estudante através de uma estrutura curricular flexível que conjuga conhecimentos teóricos, metodológicos e praxeológicos.
  • Potenciar, através da abordagem multidisciplinar, a problematização da análise informada e global das relações internacionais e dos estudos políticos.
  • Fomentar espaços de debate inter e pluridisciplinar sobre as problemáticas em estudo ao longo do curso.
  • Promover a investigação científica nas várias áreas de conhecimento integradas no curso.
  • Formar agentes para a intervenção técnica e profissional em vários ramos de atividade das áreas de relações internacionais e de estudos políticos.

 


Áreas de Especialização

Com a duração de dois anos curriculares (120 ECTS), o MHRIC compreende uma área de formação comum (em Metodologia do Trabalho Científico e Problemáticas de Política Internacional), duas áreas de especialização (em Relações Internacionais e Cooperação ou em Estudos Políticos), que são oferecidas em alternativa, e pode ser concluído, no segundo ano de qualquer uma das áreas de especialização, com a defesa pública de uma dissertação de natureza científica (ramo de investigação) ou de um relatório final de estágio de natureza profissional (ramo profissionalizante).

Após a defesa da dissertação ou do relatório final de estágio em provas públicas, o estudante ficará habilitado com o grau de mestre numa das seguintes especializações:

- Mestrado em História, Relações Internacionais e Cooperação – especialização Relações Internacionais e Cooperação;
- Mestrado em História, Relações Internacionais e Cooperação – especialização Estudos Políticos.


Competências Profissionais

O MHRIC forma agentes para a intervenção técnica e profissional em vários ramos de atividade das áreas de relações internacionais e de estudos políticos, como por exemplo:

  • Fundações (designadamente as vocacionadas para as relações internacionais)
  • Organismos da administração pública (central, local e especializada)
  • Organizações não-governamentais (ONGs), designadamente as vocacionadas para o Desenvolvimento
  • Governo e Administração Central (poder executivo)
  • Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)
  • Instituições europeias (Comissão, Conselho, Parlamento Europeu, entre outras)
  • Organizações intergovernamentais (ONU, OCDE, entre outras)
  • Projetos de cooperação internacional em geral.

 


Saídas Profissionais

  • Fundações (designadamente as vocacionadas para as relações internacionais)
  • Organismos da administração pública (central, local e especializada)
  • Organizações não-governamentais (ONGs), designadamente as vocacionadas para o Desenvolvimento
  • Governo e Administração Central (poder executivo)
  • Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)
  • Instituições europeias (Comissão, Conselho, Parlamento Europeu, entre outras)
  • Organizações intergovernamentais (ONU, OCDE, entre outras)
  • Projetos de cooperação internacional em geral.

 



Informações

Número de vagas: Consultar informação aqui
Número mínimo de estudantes
: 15

Calendário letivo
https://sigarra.up.pt/flup/pt/web_base.gera_pagina?P_pagina=2303

Horário distribui-se por vários dias da semana, com especial concentração nas sextas-feiras e nos períodos da tarde.

Requisitos de acesso: Em conformidade com o disposto no Artº 17º do DL 74/2006, de 24 de março, são admitidos à candidatura no MHRIC os detentores das seguintes habilitações:

  • titulares do grau de Licenciatura conferido por uma Universidade Portuguesa (correspondente a um mínimo de 180 ECTS) ou equivalente legal;
  • titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º Ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha ou por um Estado aderente;
  • titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de Licenciado pelo órgão estatutariamente competente da FLUP;
  • detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão estatutariamente competente da FLUP.

Os candidatos licenciados nas áreas das Ciências Sociais (História, Relações Internacionais, Estudos Políticos, Sociologia, Antropologia, Economia, entre outras) verão o seu currículo académico favorecido relativamente aos das restantes áreas científicas.

Os candidatos que cumpram os requisitos de acesso deverão optar entre realizar uma entrevista ou responder por escrito a um questionário para aferir das suas motivações.


Todas as informações em: http://web.letras.up.pt/sga


Comentários

Línguas de trabalho: As sessões letivas são desenvolvidas principalmente em Português já que a maioria dos nossos estudantes internacionais provêm do Brasil e dos PALOP. Os candidatos ao MHRIC devem, contudo, assegurar um bom nível de Inglês já que várias atividades são organizadas nessa língua, em especial as conferências e workshops a cargo de professores e investigadores convidados. Os estudantes (até mesmo os de Português língua mãe) são livres de preparar os seus trabalhos de avaliação, dissertação e/ou relatórios em Inglês, Francês ou Espanhol, e todos os docentes do curso estão abertos à sua discussão pelo menos em Inglês.


Contactos

Para questões científicas e académicas - contactar a direção do curso: mhric@letras.up.pt 
Para questões administrativas - contactar os Serviços de Gestão Académica: sga@letras.up.pt
Para estudantes de mobilidade internacional - contactar o Gabinete de Relações Internacionais: gri@letras.up.pt

Dados Gerais

Código Oficial: 9636
Diretor: Manuel Loff
Sigla: MHRIC
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2007/2008
Duração: 2 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em História, Relações Internacionais e Cooperação (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em História, Relações Internacionais e Cooperação - Especialização em Relações Internacionais e Cooperação (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em História, Relações Internacionais e Cooperação - Especialização em Estudos Políticos ( Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em História, Relações Internacionais e Cooperação - Especialização em História, Relações Internacionais e Cooperação ( Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em História, Relações Internacionais e Cooperação (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em História, Relações Internacionais e Cooperação - Especialização em Estudos Políticos ( Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-01-22 às 20:29:44