Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > Doutoramento > DSOC

Cursos

3º ciclo em Sociologia

- Toda a informação administrativa em:
http://web.letras.up.pt/sga -

O Doutoramento em Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto da responsabilidade do Departamento de Sociologia, é uma formação aprofundada, atualizada e crítica em termos epistemológicos, teóricos, metodológicos e técnicos. Constitui-se como um espaço de ensino e de investigação sociológica a nível doutoral, marcado pela inovação e pela criação de condições para exame de temáticas emergentes e a construção de novos desafios teóricos.

Pretende-se a formação pós-graduada de investigadores, professores do ensino superior e de profissionais altamente qualificados para organizações públicas e privadas de natureza diversa.

O Doutoramento tem a duração de seis semestres curriculares, correspondendo a 180 ECTS. A estrutura curricular integra, no 1º semestre, as unidades curriculares de Seminário de Elaboração da Tese I, Seminário sobre Área Científica de Especialização I, Seminário sobre Teoria Sociológica Aprofundada, no 2º semestre, Seminário de Elaboração da Tese II, Seminário sobre Área Científica de Especialização II e Seminário sobre Metodologia Sociológica Aprofundada. Os restantes semestres serão ocupados com a elaboração da Tese.
Ver aqui o Plano de Estudos para 2017/2018

O Doutoramento articula as suas atividades com as dinâmicas de investigação do Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (classificado com Muito Bom na avaliação da responsabilidade da FCT, em 2015).


Consultar os Documentos Oficiais do Ciclo de Estudos
.

A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) acreditou o ciclo de estudos sem condições:


Objetivos

  • Aprofundamento substantivo de conhecimentos epistemológicos, teóricos, metodológicos e técnicos no domínio da Sociologia;
  • Atualização de conhecimentos com elevado grau de densidade;
  • Disseminação de práticas de pesquisa relevantes, inovadoras e internacionalizadas;
  • Promoção de boas práticas científicas com pendor internacional;
  • Exame de temáticas emergentes e a construção de novos desafios teóricos e metodológicos, em articulação com a implementação crítica de novas políticas públicas.

Equipa docente:
Constituida pelos seguintes professores-investigadores:
Carlos Manuel da Silva Gonçalves; Alexandra Cristina Ramos da Silva Lopes Gunes; Cristina Clara Ribeiro Parente; Dulce Maria da Graça Magalhães; Ester Maria dos Reis Gomes da Silva; Helena Carlota Ribeiro Vilaça; João Miguel Trancoso Vaz Teixeira Lopes; José Manuel Pereira Azevedo; José Virgílio Borges Pereira; Maria Isabel Correia Dias; Natália Maria Azevedo Casqueira; Paula Maria Guerra Tavares.

Colaboram igualmente outros professores da Universidade do Porto, de Universidades Portuguesas e de Universidades estrangeiras.

O Doutoramento articula as suas atividades com as dinâmicas de investigação do Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (classificado com Muito Bom na última avaliação da responsabilidade da FCT em 2015).



Informações

- Para mais informações ver a Página do Candidato -

Número de vagas
N.º de vagas para estudantes internacionais
Propinas

Número mínimo de alunos: 5
Horário previsto: os dois primeirios semestres decorrerão às quintas e sextas-feiras em horário pós-laboral

Requisitos de acesso:
1) Os titulares do grau de mestre (que, cumulativamente com o grau de licenciatura, deve perfazer um mínimo de 300 ECTS) ou equivalente legal;
2) Os titulares de grau de licenciado (correspondente a um mínimo de 180 ECTS), detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico da FLUP, ouvida a comissão científica do ciclo de estudos e o Departamento de Sociologia;
3) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico da FLUP, ouvida a comissão científica do ciclo de estudos e o Departamento de Sociologia
4) Os titulares de graus académicos equivalentes aos referidos nas alíneas anteriores, organizados de acordo com os princípios do Processo de Bolonha, e conferidos por um estabelecimento de ensino superior de um Estado aderente a este Processo.

Critérios de seleção:
Currículo académico. Currículo científico. Currículo profissional. Entrevista.

Todas as informações em: http://web.letras.up.pt/sga

Contactos

Para questões científicas e académicas - contactar a direção do curso (Prof. Doutor Carlos Manuel Gonçalves): dsoc@letras.up.pt
Para questões administrativas - contactar os Serviços de Gestão Académica: sga@letras.up.pt
Para estudantes de mobilidade internacional - contactar o Serviço de Relações Internacionais: gri@letras.up.pt

Dados Gerais

Código Oficial: 9344
Diretor: Carlos Manuel Gonçalves
Sigla: DSOC
Grau Académico: Doutor
Tipo de curso/ciclo de estudos: Doutoramento
Início: 2007/2008
Duração: 3 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Doutoramento em Sociologia (180 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Sociologia (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-10-21 às 18:24:09 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais