Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > Curso de Formação Contínua > EC_PCI

Cursos

Princípios de Comunicação Intercultural

Chinês para Turismo e Negócios

Objetivos

O principal objetivo do curso é preparar os interessados para interações culturais, nomeadamente no meio profissional e empresarial, alertando-os para reconhecerem e evitarem atitudes e práticas etnocentristas no contacto intercultural em diversos contextos.

Explorando diferentes dimensões de práticas socioculturais, os seus valores subjacentes e formas de interpretar e de conceptualizar o mundo (sociedade, relações interpessoais, relação com o tempo e o espaço, etc.), pretende-se sensibilizar os participantes para o visível e o invisível de uma “cultura”, a heterogeneidade e as diversas facetas culturais, confrontando-os com situações problemáticas no contexto de contacto entre culturas.

Programa
  1. O visível e invisível de uma cultura
    1. Analogia do iceberg
  1. Comportamentos visíveis
    1. Cumprimentos
    2. Praticas culturais
    3. Formas de vestir
    4. Língua
    5. Tabus
  2. De baixo da água
    1. Crenças
    2. Atitudes
    3. Valores
  1. Dimensões culturais
    1. Ferramentas para entender/medir diferenças culturais
  1. Hall, Trompenaars, Hofstede
    1. Cultura nacional / cultura pessoal
    2. Estereótipos nacionais
  1. Paradigmas, padrões culturais
    1. Mapas
    2. Preconceitos
    3. Cosmovisões
  1. Culturas de vergonha, medo e culpa
  1. Navegar culturas — inteligência cultural –
    1. CQ (Livermore, 2011)
  1. Drive

Informações

  • Destinatários: Público em geral, profissionais, estudantes e académicos
  • Calendário: 
    1ª edição - 25 de outubro a 17 de novembro de 2017 (interrompe dia 1 e 3 de novembro)
    2ª edição -
    21 de fevereiro a 09 de março de 2018
  • Horário: 4ª. e 6ª.feira das 19h30 às 21h30/22h
  • Carga Horária: 12 horas
  • Propina:
    • Público em geral (inclui seguro escolar) - 87¤
    • Comunidade U.Porto:
      • Estudantes - 60¤
      • Ex-estudantes e funcionários (inclui seguro escolar)- 62¤
(A estes valores acresce uma taxa de candidatura no valor de 15¤)
Toda a informação sobre PROPINAS

CANDIDATURA:
1ª edição:
Até 05.10.2017
2ª edição:
Até 05.02.2018
Toda a informação sobre a CANDIDATURA:

MATRÍCULA + PAGAMENTO:
1ª edição):
09 a 11.10.2017
2ª edição):
08 a 12 .02.2018
Todos os passos para realização da MATRÍCULA

 




Comentários

Ao candidatar-me a este curso, declaro que tomei conhecimento dos Procedimentos Internos da Educação Contínua da FLUP.

Contactos

Unidade de Educação Contínua (Serviço de Gestão Académica)
Email: uec@letras.up.pt
Horário Atendimento: 10h00 às 16h00
Subscreva aqui a nossa newsletter
e esteja sempre informado!

Dados Gerais

Docente Responsável: Isabel Maria Galhano Rodrigues
Sigla: EC_PCI
Tipo de curso/ciclo de estudos: Curso de Formação Contínua
Início: 2016/2017
Duração: 12 Horas

Planos de Estudos

Edições

Diplomas

  • Principios de Comunicação Intercultural (1,5 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-12-10 às 13:41:36 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais