Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > MFIL

Cursos

Mestrado em Filosofia

- Toda a informação administrativa em: http://web.letras.up.pt/sga -

O Ciclo de Estudos conducentes ao grau de Mestre em Filosofia visa aprofundar competências científicas e metodológicas com vista à aquisição de capacidades especializadas no domínio da investigação e/ou do exercício profissional.

Em Ética e Filosofia Política, estudam-se temas e autores nucleares no âmbito da reflexão aprofundada acerca das relações entre a racionalidade ética e a racionalidade política, considerando, também, a temática essencial relativa à Antropologia Política e articulando os contributos da Antropologia Filósofica e da Ética com a problemática da interculturalidade e cidadania.

Em Filosofia da Educação , o objetivo fundamental é aprofundar o trabalho de investigação e a reflexão nas zonas de confluência crítica da razão filosófica e da razão pedagógica, privilegiando para tal e sobretudo os contributos da antropologia filosófica e da ética, com uma atenção particular aos estudos dos fundamentos dos direitos humanos.

Em Filosofia Medieval propõe-se o estudo de autores e de temas em todos os domínios filosóficos, a partir da leitura direta das fontes textuais e da sua tradição. A formação é orientada para a investigação científica e o ensino. A parte letiva é articulada com a participação em seminários e conferências de professores convidados, nacionais e estrangeiros.

Em Filosofia Contemporânea propõe-se o estudo de autores e de temas em todos os domínios filosóficos na época contemporânea, com ênfase na leitura direta das fontes textuais. Dá-se relevo especial aos problemas da mente, da linguagem e da epistemologia e à área da estética e artes.


Consultar os Documentos do Oficiais do Ciclo de Estudos

A A3ES acreditou o ciclo de estudos sem condições:

 



Informações

Número de vagas: Consultar informação aqui
Número mínimo de estudantes: 10
Horário: pós-laboral a combinar com os mestrandos
Requisitos de acesso: em conformidade com o disposto no Artº 17º do Decreto-Lei 74/2006, de 24 de Março, são admitidos à candidatura ao Ciclo de Estudos conducente ao grau de mestre em Filosofia os detentores das seguintes habilitações:
  • titulares do grau de Licenciatura (correspondente a um mínimo de 180 ECTS) ou equivalente legal titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º Ciclo de Estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo
  • titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de Licenciado pelo órgão estatutariamente competente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
  • detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Todas as informações em: http://web.letras.up.pt/sga


Contactos

Para questões científicas e académicas - contactar a direção do curso: mfil@letras.up.pt
Para questões administrativas - contactar os Serviços de Gestão Académica: sga@letras.up.pt
Para estudantes de mobilidade internacional - contactar o Gabinete de Relações Internacionais: gri@letras.up.pt

Dados Gerais

Código Oficial: 9293
Diretor: Sofia Miguens
Sigla: MFIL
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2007/2008
Duração: 2 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Filosofia - Ramo de Filosofia Contemporânea (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Filosofia - Ramo de Filosofia Medieval (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Filosofia - Ramo de Ética e Filosofia Política (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Filosofia - Ramo Filosofia da Educação (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Filosofia - Ramo de Filosofia Contemporânea (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Filosofia - Ramo de Filosofia da Educação (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Filosofia - Ramo de Ética e Filosofia Política (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Filosofia - Ramo de Filosofia Medieval (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-10-22 às 16:20:27