Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > Doutoramento > DFIL

Cursos

Programa Doutoral em Filosofia

- Toda a informação administrativa em: http://web.letras.up.pt/sga -

O PROGRAMA DOUTORAL EM FILOSOFIA combina múltiplas vertentes ao longo dos seus 3 anos de duração: 1) formação para a investigação com corpo docente qualificado; 2) integração dos estudantes no Instituto de Filosofia, unidade de investigação classificada com Muito Bom (2015) e financiada pela FCT; 3) ambiente de exigência e estímulo para o estudo aprofundado; 4) autonomia e meios iniciais para a preparação e concretização de projetos de investigação; 5) oportunidade de treino na transmissão do conhecimento; 6) possibilidade de contactos e mobilidade internacionais; 7) atividades de integração com estudantes de anos precedentes; 8) apoio na candidatura a bolsas de estudo.

  • Plano curricular de 2016-2017.
  • O programa doutoral está organizado pelo sistema europeu de créditos acumuláveis e transferíveis ECTS(60 ECTS por ano; 180 ECTS no total). O ano 1 constitui o "curso de doutoramento" durante o qual o estudante frequenta em cada semestre duas unidades curriculares (60 créditos). Nos 2 (máximo 4) anos sucessivos o estudante realiza investigação e a tese de doutoramento (120 créditos), integrando investigação e atividades correlatas sob orientação de um ou mais docentes. Na frequência a tempo parcial estes prazos duplicam.

    Candidatos com preparação em Filosofia e curriculum adequados à realização de um projeto de doutoramento, avaliados pela Comissão Científica do programa doutoral, podem ser dispensados de frequência do curso (1º ano), realizando o programa doutoral  totalmente com investigação, sob orientação de um ou mais docentes.

  • Certidões e diplomas: Pela conclusão da parte letiva (curso = 1º ano: 60 ECTS) é atribuído um diploma de estudos aprofundados. A obtenção do grau de Doutor em Filosofia decorre da apresentação, defesa e aprovação de uma tese de doutoramento.
  • Este doutoramento é reconhecido para efeitos de progressão na carreira no grupo 410/Filosofia, por despacho do Secretário de Estado da Educação, de 12 de Junho de 2009, ao abrigo do artigo 54º do Estatuto da Carreira Docente do Ensino Básico e Secundário (DL 15/2007, de 19/01), regulamentado pela Portaria nº334/2008, de 30/04.


Consultar os Documentos Oficiais do Ciclo de Estudos
.





A A3ES acreditou o ciclo de estudos sem condições:








Informações

  • Requisitos de acesso: aberto a detentores de formação em Filosofia ou em outros domínios científicos que mostrem possuir motivação e formação adequadas para estudos com elevado grau de investigação, de acordo com o estabelecido na legislação e nos regulamentos da UP e do Programa. Podem candidatar-se:
    • os titulares do grau de Mestre (que, cumulativamente com o grau de Licenciatura, deve perfazer um mínimo de 300 ECTS) ou equivalente legal;
    • os titulares de grau de Licenciado (correspondente a um mínimo de 240 ECTS) e detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FLUP, ouvida a Comissão Científica do programa doutoral;
    • os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FLUP, ouvida a Comissão Científica do programa doutoral;
    • os titulares de graus académicos equivalentes aos referidos nas alíneas anteriores, organizados de acordo com os princípios do Processo de Bolonha e conferidos por estabelecimento de ensino superior de um Estado aderente a este Processo.
  • Órgãos do Programa doutoral:
    • Diretora: Profª. Doutora Paula Cristina Pereira
    • Comissão científica: Profª. Doutora Paula Cristina Pereira; Prof. Doutor José Meirinhos; Profª. Doutora Sofia Miguens.
    • Comissão de acompanhamento: Profª. Doutora Paula Cristina Pereira; Prof. Doutor Paulo Tunhas. Estudantes: Diana Mendes; Sílvia Bento.
  • Validação científica: A aprovação dos projetos de tese, a nomeação dos orientadores e de júris, são da competência do Conselho Científico da FLUP, por proposta da Comissão Científica do Programa doutoral e do Conselho de Departamento de Filosofia.
  • Propinas: Consultar informação aqui

O Instituto de Filosofia em 2016/2017 atribuirá 4 bolsas de investigação de 3 meses cada (980¤/mês) a estudantes do 1º ano do Programa doutoral, por concurso.

É prestado apoio aos estudantes que pretendam candidatar-se a bolsas de estudo de entidades externas (FCT, Gulbenkian, Fulbright, etc.).
O Departamento de Filosofia / FLUP possui acordos de mobilidade com diversas universidades europeias, sendo incentivada e apoiada a realização de períodos de estudo no estrangeiro.


Todas as informações em: http://web.letras.up.pt/sga

Comentários

Candidaturas 2016/2017 (Carregar neste link):

Informam-se todos os interessados que de 11 a 12 de outubro se encontra aberta a terceira fase de candidatura ao Programa doutoral em Filosofia da Universidade do Porto.

Contactos

Para questões científicas e académicas - contactar a direção do curso: dfil@letras.up.pt
Para questões administrativas - contactar os Serviços de Gestão Académica: sga@letras.up.pt
Para estudantes de mobilidade internacional - contactar o Gabinete de Relações Internacionais: gri@letras.up.pt

Dados Gerais

Código Oficial: 5153
Diretor: Paula Pereira
Sigla: DFIL
Grau Académico: Doutor
Tipo de curso/ciclo de estudos: Doutoramento
Início: 2007/2008
Duração: 3 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Doutoramento em Filosofia (180 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Filosofia - Especialização em Filosofia Moderna e Contemporânea (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Filosofia (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Filosofia - Especialização em Filosofia da Educação e Direitos Humanos (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-12-17 às 05:52:54