O Doutoramento tem a duração de seis semestres, devendo os Estudantes frequentar nos dois primeiros uma componente curricular denominada «Curso de Doutoramento» (não conferente de grau), composta por: um Seminário - Teoria e Gestão Integrada do Património Cultural (20 ECTS) - comum às três especialidades, relevante pelos conteúdos abrangentes que facilitam a leitura global e a atualização das problemáticas em Ciências do Património; uma UC (1o semestre) - Preparação de Tese I - , já com especificação por especialidade, destinada a delinear a investigação conducente à tese, que virá a ser mais aprofundada no 2o semestre - Preparação de Tese II -, por forma a que no final deste primeiro ano o Estudante tenha construída a sua proposta de trabalho, a submeter à apreciação de um júri, que determinará se tem condições para prosseguir.
No início do segundo ano, o Estudante deve inscrever a sua tese no Registo Nacional de Tese de Doutoramento da Direção-Geral de Estatística da Educação e Ciência, após confirmação do Orientador por parte do Conselho Científico da FLUP, que o acompanhará no desenvolvimento da investigação pertinente ao projeto e redação da tese – UC bianual Tese.
A Faculdade de Letras e os docentes do Curso têm um elenco consolidado de contactos/protocolos com Universidades e Instituições de tutela do Património nacionais e estrangeiras. Nas últimas décadas o Departamento de Ciências e Técnicas do Património tem formado doutores oriundos do país e do alargado conjunto de países da CPLP.
Consultar os Documentos Oficiais do Ciclo de Estudos.
A A3ES acreditou o ciclo de estudos sem condições:
O 3º. ciclo em Estudos do Património tem como objetivos:
1. Proporcionar formação avançada no domínio dos Estudos do Património, designadamente nas áreas de especialidade da Arqueologia, História da Arte e Museologia, promovendo a renovação do saber e as sinergias entre programas de especialização com longa tradição de docência na FLUP;
2. Reforçar a coesão da formação avançada dentro do DCTP e fomentar a interdisciplinaridade, para que a investigação, a redação e a defesa da tese sejam inovadoras e reflitam de modo crítico as problemáticas transversais ao Património nas vertentes de estudo.
Arqueologia
História da Arte
Museologia
O que os estudantes podem esperar de nós:
1. Uma sólida formação teórica no campo da Herança Cultural em geral e especialmente no seu ramo de especialidade;
2. Capacidades e longa experiência de liderar programas de investigação, tanto na sua área de especialidade como nas de interface entre a Arqueologia, a História da Arte e a Museologia;
3. Competências para a comunicação científica e o exercício da docência no ensino superior e em outra formação avançada;
4. Competências para desempenhar cargos de consultoria em instituições, empresas e outros organismos públicos e privados na área dos Estudos do Património.
Número de vagas: Consultar informação aqui
Critérios de seriação:
Os candidatos serão selecionados pela Comissão Científica do ciclo de estudos, tendo em conta os seguintes parâmetros:
Todas as informações em: http://web.letras.up.pt/sga
Para questões científicas e académicas - contactar a direção do curso (Prof.ª Doutora Lúcia Rosas): dep@letras.up.pt
Para questões administrativas - contactar os Serviços de Gestão Académica: sga@letras.up.pt
Para estudantes de mobilidade internacional - contactar o Gabinete de Relações Internacionais: gri@letras.up.pt
Código Oficial: | 5891 |
Diretor: | Lúcia Rosas |
Sigla: | DEP |
Grau Académico: | Doutor |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Doutoramento |
Início: | 2016/2017 |
Duração: | 3 Anos |