Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > MEM

Cursos

Mestrado em Estudos Medievais

O ciclo de estudos organiza-se pelo sistema de créditos europeu (European Credit Transfer and Accumulation System - ECTS). Para a obtenção do grau de Mestre o estudante deve perfazer um total de 120 créditos ECTS.

O primeiro ano do ciclo de estudos, dividido em dois semestres, constitui o Curso de Mestrado (não conferente de grau) em Estudos Medievais, correspondendo a 60 créditos ECTS, cuja conclusão é indispensável para a transição para o 2º ano.

O segundo ano do ciclo de estudos é composto por um seminário de orientação e por uma dissertação, projeto ou estágio, correspondentes a 60 créditos ECTS.


Objetivos

O Ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Estudos Medievais tem como objetivo aprofundar e complementar estudos nas áreas científicas que integram o plano de estudos de licenciados ou equiparados, dotando-os de competências para a actividade profissional em que seja relevante o conhecimento adquirido nesta formação, ou a investigação científica.
Sublinhe-se que a utilidade social do presente ciclo de estudos resulta da capacidade de formar especialistas em investigação sobre a Idade Média.
Os estudantes ficam habilitados a integrar equipas e redes nacionais e internacionais de gestão e tutela de património histórico, artístico, literário e geográfico.


Áreas de Especialização

O ciclo de estudos designado Mestrado em Estudos Medievais inclui unidades curriculares das áreas científicas de Estudos Medievais, Filologia, Filosofia, Geografia, História, História da Arte, Linguística e Literatura, bem como em qualquer área científica da UPorto.


Competências Profissionais

Os estudantes serão capazes de:

  • identificar, selecionar, analisar e interpretar fontes históricas;
  • identificar, analisar e caracterizar o património arquitectónico e artístico medieval;
  • desenvolver raciocínio crítico sobre temas relacionados com a Idade Média;
  • produzir conhecimento científico sobre a Idade Média;
  • editar fontes medievais; coordenar cientificamente exposições e edições relacionadas com o período medieval;
  • adquirir uma visão global e multidisciplinar sobre as diversas aproximações teórico-metodológicas a propósito da Idade Média;
  • aplicar os conhecimentos adquiridos em benefício da sociedade.

Considerando a relevância do património e da herança cultural medieval para a sociedade europeia, as competências enunciadas são essenciais na formação de pessoas capazes de valorizar cultural e economicamente essa riqueza.

 


Informações

Curso reconhecido ao abrigo do artigo 54º do Estatuto da Carreira Docente, regulamentado pela Portaria nº334/2008, de 30/04, para os grupos 200 (Português e Estudos Sociais/História), 300 (Português), 400 (História), 410 (Filosofia) e 420 (Geografia) do ensino básico, 2º e 3º ciclos,  e do ensino secundário. (Despacho da Direção-Geral da Administração Escolar, de 27 de junho de 2014).


Contactos

Email (Direção de Curso): mem@letras.up.pt

Dados Gerais

Código Oficial: M595
Diretor: Cristina Cunha
Sigla: MEM
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2012/2013
Duração: 2 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Estudos Medievais (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Estudos Medievais (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-01-17 às 00:48:39